De 10 a 12 de dezembro, foi realizada em Brasília a 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, com a participação de representantes da sociedade civil, poder público e instituições de todo país. O padre José Cristiano Bento dos Santos, da Arquidiocese de Londrina, foi um dos participantes, representando o Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR/Londrina, instituição onde leciona.
Com o tema central: “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, a Conferência Nacional dos Direitos Humanos (ConDH) buscou ser um espaço de escuta das demandas da população brasileira, sobretudo dos grupos em situação de vulnerabilidade.

Segundo o padre, a conferência é um momento de ação coletiva para responder aos desafios emergentes do país, como as desigualdades sociais, as crises ambientais e as novas demandas por justiça social. “Como padre, a minha participação é fundamental nessa conferência. A Igreja Católica é perita em humanidade, a Igreja Católica é uma das primeiras instituições a colaborar na Constituição da Declaração Universal dos Direitos Humanos… Então estou fazendo aquilo que a própria Igreja ajudou a construir, e como o Evangelho é a carta por excelência dos direitos humanos, a minha participação é resultado de uma consciência fundamentada no Evangelho”, ressaltou.
A ConDH concluiu os trabalhos na sexta-feira (12) com a aprovação de 18 propostas prioritárias para aprimorar o Sistema Nacional de Direitos Humanos no Brasil. As deliberações, fruto do trabalho de grupos temáticos e da plenária final, foram sintetizadas em um documento que servirá de base para futuras políticas públicas.
Com informações de gov.com
Fotos: Divulgação e Duda Rodrigues/MDHC




