O arcebispo de Londrina Dom Geremias Steinmetz, que está em visita pastoral às paróquias do Decanato Leste da Arquidiocese de Londrina, realiza a visita ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova de Londrina, na próxima quinta-feira (5). A passagem do arcebispo pelo Santuário inclui visitas ao Corpo de Bombeiros, à sede da Polícia Federal, ao comércio local e um encontro com as lideranças pastorais. Além disso, haverá a solenidade de entrega do título de utilidade pública ao Centro de Ação Social Mãe Aparecida.
“Estamos nos preparando para receber a visita de nosso pastor, de nosso arcebispo. Nesse sentido, convidamos toda a comunidade a participar deste momento, acompanhando alguma das atividades da programação ou rezando por nosso Santuário”, ressalta o pároco e reitor, padre Rodolfo Trisltz. A visita tem início com a celebração da missa (12h10). Após o almoço, será a vez de visitar o Corpo de Bombeiros (14h) e a Polícia Federal (15h), ambos na Rua Tietê. Às 16h, Dom Geremias visitará um comércio do bairro. Às 17h chega à secretaria do Santuário e às 18h será a solenidade de entrega do título de utilidade pública. Em seguida, o encontro do arcebispo será com as pastorais.
Em cada uma das visitas, Dom Geremias deverá conversar com as pessoas, além de fazer uma oração e dar uma bênção. O evento de entrega do título de utilidade pública ao Centro de Ação Social Mãe Aparecida terá ainda a presença do vereador Nantes, que propôs o Projeto de Lei na Câmara Municipal. Diversas autoridades também foram convidadas para este momento. Com a concessão da utilidade pública, a associação poderá firmar compromissos com o poder público municipal para melhor atender a população em suas necessidades sociais. E daqui um ano poderá ser declarada de utilidade pública estadual e firmar convênios com o estado do Paraná.
Santuário
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a Santuário, convertendo-se num centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, afinal, as promessas podem ser cumpridas no Santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, hoje, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil.
Programação da visita pastoral
14h – Corpo de Bombeiros
15h – Polícia Federal
16h – Comércio
17h – Secretaria
18h30 – Entrega do título de utilidade pública Ao Centro de Ação Social Mãe Aparecida
19h30 – Encontro com as pastorais
Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina
Foto: Terumi Sakai