Rua Dom Bosco, nº 145, Jd Dom Bosco - Londrina PR
Arquidiocese de Londrina
Arquidiocese de Londrina

Padre Rafael Solano está entre os quatro sacerdotes brasileiros que participam do Encontro Mundial de Párocos em Roma

Arquidiocese de Londrina

30 abril, 2024
#Compartilhe

Os padres brasileiros foram indicados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o encontro em preparação para o Sínodo dos Bispos

Mais de 300 presbíteros, de diferentes partes do mundo, estão reunidos em Roma desde o dia 28 de abril para o Encontro Mundial de Párocos, em preparação à segunda sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, que será realizada em outubro deste ano.

O encontro “Párocos para o Sínodo” segue até o dia 2 de maio e é promovido pela Secretaria Geral do Sínodo e pelo Dicastério para o Clero, em colaboração com o Dicastério para a Evangelização e com o Dicastério para as Igrejas Orientais.

Do Brasil, participam quatro padres, indicados pela CNBB, através da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada: padre Eliezer Paiva, do clero de Imperatriz (MA); padre Ivanir Antônio Rampon, da Arquidiocese de Passo Fundo (RS); padre Vitor Hugo Silva, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e o padre Rafael Solano, da Arquidiocese de Londrina (PR).

Padre Rafael Solano destaca que o encontro ajuda a definir o perfil do padre sinodal: “A apresentação do cardeal Grech e do teólogo Tomás Halik deixaram claro para todos nós que o sínodo não pode nos infantilizar! Devemos sim ser como crianças para ouvir o que o Espírito tem a nos dizer. Um sínodo que nos permita escutar sem medo e agir a luz da escuta. O perfil do pároco sinodal se baseia numa realidade tridimensional: escuta, humildade e liberdade interior. Um pároco sinodal evita falar e se dedica a escutar”.

O encontro “Párocos para o Sínodo”

O encontro envolve os participantes, de modo ativo, com mesas redondas, a fim de partilhar suas boas práticas, workshops de propostas pastorais, diálogo com especialistas e celebrações litúrgicas. A sede do evento é a “Fraterna Domus” de Sacrofano, em Roma. O encontro é reservado e no último dia de trabalhos os participantes terão uma audiência com o Papa Francisco. Os resultados do encontro contribuirão para a elaboração do “Instrumentum Laboris”, documento de trabalho, para a segunda sessão da Assembleia Sinodal em outubro de 2024.

Fonte: CNBB

Make a Comment

Categorias

top