Os participantes, fieis e membros das pastorais do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, estão se preparando para a celebração de Corpus Christi, tradicional feriado e comemoração da Igreja Católica que manifesta publicamente a adoração ao Corpo de Cristo. As atividades serão na quinta-feira, dia 30 de maio. A programação se estende durante todo o dia, com café comunitário e ornamentação pela manhã, além da renovação das promessas para os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC) e missa campal na praça de tarde.

“Todos somos convidados a participar desta festividade que celebra o Corpo de Cristo, uma manifestação pública de adoração, na qual a gente realiza uma procissão com o Santíssimo Sacramento. Essa celebração já é tradicional nas ruas da Vila Nova e neste ano não será diferente”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. De acordo com ele, as atividades terão início às 8h com um café comunitário para os que ajudarão a confeccionar os tapetes pelas ruas do bairro por onde passará a procissão. A ornamentação das ruas e preparação do espaço celebrativo será realizada durante a manhã e os fieis utilizarão pó de café e chá, casca de ovos, pó de serra.

De tarde, às 15h, haverá uma celebração específica para os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC) renovarem suas promessas e votos. Às 16h será realizada a missa campal na praça em frente ao Santuário, seguida de procissão, se o tempo estiver bom. Se, porventura, chover, as atividades serão transferidas para o interior do Santuário. “Nessa missa, celebramos o mistério pascal, que é justamente o milagre da transformação do pão em Corpo de Cristo”, observa o sacerdote.

O trajeto da procissão parte da praça em frente ao Santuário, sobe a Rua Grajaú, vira na Rua Pirapó, desce a Capiberibe, e vira na Rua Taquari, retornando, assim, ao Santuário. De acordo com o padre Rodolfo, toda a comunidade está convidada a participar da confecção dos tapetes e, depois, da celebração e procissão. Além disso, o sacerdote pediu que as pessoas que vierem, tragam uma doação, um gesto concreto que será destinado às vitimas do Rio Grande do Sul.

Corpus Christi
A celebração do Corpo de Cristo se fundamenta na passagem bíblica em que o evangelista Mateus narra o momento em que Cristo partilhou o pão e o vinho com os apóstolos, na chamada Última Ceia. Já a festividade de confeccionar tapetes, que remetem à entrada de Jesus em Jerusalém, além da procissão, tiveram início na Idade Média, a partir de quando uma freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon (1193-1258) tive visões que pediam para a Igreja celebrar a Eucaristia. Ela contou as visões ao padre Thiago Pantaleão, que se tornou o papa Urbano VI, que mais tarde instituiu as procissões após um milagre eucarístico em Bolsena, na Itália.

Santuário
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a Santuário, convertendo-se num centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, afinal, as promessas podem ser cumpridas no Santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, hoje, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil.

Santuário Nossa Senhora Aparecida

Fotos: Fábio Luporini/Arquivo Santuário