Missa festiva e peregrinação ao Santuário Tabor teve a participação de centenas de devotos

“Tabor da Esmagadora da Serpente – Esperança para o Mundo”, com esse importante lema o Movimento de Schoenstatt em Londrina (PR), abriu oficialmente as celebrações do Ano Jubilar em preparação aos 75 anos do Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente, no último sábado (18). A festa de aniversário de inauguração do Santuário será celebrada em 18 de maio de 2025. O santuário teve sua missão proclamada pelo padre Josef Kentenich, pai fundador da obra de Schoenstatt, na solenidade de lançamento de sua pedra fundamental em 25 de abril de 1948. “O grande sinal no céu, a Esmagadora da Serpente quer estabelecer-se aqui, para daqui cuidar e lutar, a fim de que Cristo reine e triunfe nas almas, nas famílias e na alma do povo”, disse ele de forma profética.

Dois anos depois, no dia 18 de maio de 1950, a nova casa dedicada à veneração da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável foi oficialmente inaugurada e vem a cada ano confirmando a profecia do padre Kentenich, como um lugar bom de se estar, onde a Mãe de Deus se revela, distribui graças e junto a seu filho realiza milagres. Instalado na Rua Goiás, 830 – área central de Londrina, o Santuário da Mãe Rainha tornou-se o “coração da cidade”, como afirmava o saudoso arcebispo dom Albano Cavallin, quando esteve à frente da Arquidiocese de Londrina.

A comemoração dos 74 anos do Santuário e a abertura do Ano Jubilar teve como ponto alto a Santa Missa celebrada no sábado à tarde na Catedral Metropolitana de Londrina, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo padre Rafael Flauzino, membro do Instituto Secular Padres de Schoenstatt, transmitida pela Rádio Alvorada, da Arquidiocese de Londrina. Após a Missa centenas de pessoas seguiram em peregrinação até o Santuário e todo o percurso foi abrilhantado pela participação da Banda Marcial do Colégio Estadual Marcelino Champagnat.

A celebração contou com a participação de membros de todos os ramos da obra de Schoenstatt de Londrina, além de peregrinos vindos de várias cidades da região, como: Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Cambé, Rolândia. Grupos do Terço dos Homens participaram trazendo várias imagens peregrinas e foram os responsáveis por levar o andor da Peregrina Auxiliar até o Santuário.

O dia 18 de maio tem mais uma importante celebração para a comunidade schoenstattiana, pois foi nessa data, no ano de 1975, que a imagem da Mãe foi coroada como “Rainha Esmagadora da Serpente para o triunfo do reino do Filho”. Portanto, a Comissão Jubilar confia que são muitos os motivos para que este ano seja um período de muitas graças para o movimento de Schoenstatt de Londrina e região, e também para toda a Igreja.

Para a Irmã Maria Jacinta Donati, assessora do movimento, que integra a Comissão Jubilar, a comemoração dos 74 anos do santuário, bem como os preparativos para o Jubileu despertam no coração das pessoas a importância de juntos poderem levar a Mãe de Deus em todos os espaços em que estiverem. “Precisamos ser missionários da esperança em um tempo de adversidades como estamos vivendo”, frisa ela.

“Toda a programação até maio de 2025 está sendo cuidadosamente elaborada envolvendo a Igreja Particular de Londrina e região. Serão várias peregrinações, comemorações e celebrações marcantes para que o Santuário Tabor e sua missão, que tem Maria como nossa Rainha que esmaga a serpente, sejam mais conhecidos”, informa Sandra Leite, que integra a comissão.

Durante esse período jubilar, a Imagem Peregrina de Londrina deverá percorrer por várias paróquias da arquidiocese. “No dia 18 de cada mês, em peregrinação ao Santuário, as paróquias farão a troca das comunidades trazendo suas intenções, pedidos e muitos capitais de graças”, adianta Sandra.

A missionária Maria Terezinha dos Santos, que sempre participa das romarias ao Santuário da Esmagadora da Serpente, conta que a festa foi um importante momento de espiritualidade e fé. “Mais que uma festa, como participantes do movimento assumimos um compromisso. Não somos órfãos, temos uma mãe que está a nossa frente e a partir deste Santuário queremos cuidar de nossas famílias e trabalhar para que novas vocações floresçam para a Igreja.”

Célia Guerra
Comunicadores de Schoenstatt Londrina