Voltada para a comunidade em geral, objetivo é preparar os músicos para escolher bem os cantos das celebrações litúrgicas

Tem início na próxima semana a disciplina de Introdução à Música Litúrgica, oferecida pela escola de música da Arquidiocese de Londrina CEMUL. A disciplina, ministrada pelo padre Rodolfo Trisltz, assessor da Pastoral da Música, pretende atender dois públicos: os alunos que já frequentam as aulas do CEMUL e a comunidade em geral.

A disciplina vai abordar os fundamentos da música litúrgica com o objetivo de preparar os músicos que atuam nas paróquias para escolher bem as músicas que serão executadas nas celebrações. “Não vou trabalhar o que pode e o que não pode, eu vou dar os conceitos básicos, e a partir desses conceitos a pessoa pode fazer o discernimento, por ela mesma, daquilo que pode ser cantado dentro da liturgia”, explica padre Rodolfo.

Os participantes poderão escolher uma das quatro opções de horário: na terça-feira, às 19h50, ou às 20h40; no sábado, às 10h, ou às 10h50. As aulas começam no dia 9 de abril (terça-feira) e serão quinzenais. Aqueles que optarem pelo sábado, começam no dia 13 de abril. Informações e inscrições pelo WhatsApp: (43) 9196-7718.

Padre Rodolfo

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2022). Pós-graduado em Música Liturgia pelo Instituto Salesiano UNISAL, São Paulo (2021). Graduado em Licenciatura em Música pelo Instituto Claretiano Batatais, São Paulo (2022). Possui licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013), com extensão em História Geral, e bacharelado em Teologia pela PUC-PR (2017). Musicista com formação em órgão, piano e regente de coro, membro do grupo internacional Universa Laus, de músicos liturgistas, pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina (PR). Docente do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Londrina. Assessor da Pastoral da Música da Arquidiocese de Londrina e diretor do Curso de Extensão em Música e Liturgia (CEMUL).

Foi pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de 2011 a 2014. Foi membro do corpo de pesquisadores de Teologia da PUC-PR pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (2016-2017). Membro do corpo de pesquisadores do grupo FOCO, voltado para a educação com foco em educação musical pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2022 -2024). Bolsista do CNPq durante o programa de Mestrado 2022-2024.