A Arquidiocese de Londrina promove, no dia 27 de janeiro, uma formação sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2024, assessorada pelo padre Alexandre Alves Filho, coordenador da Ação Evangelizadora. O encontro é aberto a toda comunidade, sendo que cada paróquia deve indicar pelo menos três participantes. O objetivo é entender a dinâmica do texto-base da campanha e procurar pistas de ação para que as comunidades possam viver a amizade social, como apresenta o Papa Francisco.

Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Um convite à conversão no sentido de reconhecer a vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.

O assessor explica que desta vez, a Campanha da Fraternidade traz, já no seu tema, um caminho para enfrentar a situação atual do mundo em que vivemos: a amizade social. “A grande questão que o tema da CF quer nos propor é como superar a polarização que estamos vivendo em todos os aspectos, parece que agora eu pensar diferente de você me torna inimigo e nós não podemos ser assim.”

É preciso promover a unidade, continua o padre. “É claro que somos diferentes, que temos situações e famílias diferentes, mas pensar diferente não é um pecado, é uma riqueza, e é isto que a CF quer sublinhar para este ano: mesmo nas diferenças nós podemos ser unidos, devemos ser unidos!” Não se trata de uniformidade, mas de, mesmo com pensamentos e muitas vezes ações diferentes, viver em unidade, promovendo o Reino de Deus.

O termo amizade social foi retirado da encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti: todos irmãos, publicada em 2020, por isso o texto-base da CF 2024 tem como referência o documento do Papa. “Amizade Social é um amor que ultrapassa as barreiras, somos todos irmãos, não importa de onde viemos. É uma fraternidade que reconhece e valoriza todas as pessoas”, explica padre Alexandre.

A formação será no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor (Rua Dom Bosco, 145). Para participar, basta fazer inscrição pelo link: https://forms.gle/9rdQF16veUq6tWFUA

Pascom Arquidiocesana

Foto: Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2023 – Crédito: Guto Honjo