#Compartilhe

Memória litúrgica do santo padroeiro dos jornalistas e escritores, é nessa data que o Papa divulga mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado na Solenidade da Ascensão do Senhor

Na quarta-feira, 24 de janeiro, a Pastoral da Comunicação (Pascom) reúne jornalistas e agentes de pastoral da Arquidiocese de Londrina para celebrar o dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e escritores. A Santa Missa será presidida pelo assessor da Pascom, padre Dirceu Junior dos Reis, às 19h30 na Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Rua Pedro Nolasco da Silva, 178 – Jd. Tókio).

A celebração marca o início das atividades do ano da Pascom e as consagra a Deus, bem como pede a intercessão de São Francisco de Sales para todos os agentes de pastoral, jornalistas e escritores da arquidiocese. A missa é realizada anualmente como forma de valorizar a missão dos comunicadores, explica Pedro Marconi, vice-coordenador arquidiocesano da Pascom. “É também um momento de espiritualidade nessa caminhada, já que há muita ação [na Pastoral da Comunicação], mas a espiritualidade também é muito importante”.

No dia de São Francisco de Sales, tradicionalmente o Papa divulga a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado na Solenidade da Ascensão do Senhor, neste ano em 12 de maio. Na mensagem deste ano, o Papa irá refletir sobre a inteligência artificial e sua aplicação no desenvolvimento humano, com o tema: “Inteligência artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana”.

São Francisco de Sales

São Francisco de Sales é um bispo e doutor da Igreja que nasceu na França em 1567, considerado um exemplo de mansidão e amabilidade. Foi declarado padroeiro dos jornalistas e dos escritores pelo Papa Pio XI por seu grande trabalho dedicado à arte da escrita. Tanto que seus livros “Tratado do Amor de Deus” e “Filoteia” ainda hoje influenciam os fiéis católicos e a Igreja. Em sua época, se utilizou de folhetos e todos os meios possíveis para conscientizar os fiéis sobre a doutrina católica. Morreu em 1622.

Indulgência do Presépio na Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Dirigindo-se à Paróquia Nossa Senhora da Piedade as pessoas também poderão obter, até o dia 2 de fevereiro, a indulgência plenária por ocasião dos 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis. Para isso, é necessário seguir as circunstâncias habituais e visitar a paróquia, que é uma das três igrejas de Londrina confiadas a freis franciscanos, e rezar diante do presépio.


Indulgência é a remissão diante de Deus da pena temporal (tempo de purgatório), ainda devida a pecados já confessados e perdoados. Pode-se lucrá-las em benefício próprio ou em favor de falecidos. Para alcançar a indulgência se deve: – Realizar o sacramento da confissão; receber a Eucaristia; rezar nas intenções do Papa; visitar uma igreja sob o cuidado dos franciscanos e rezar diante do presépio.

Serviço:

Missa em honra a São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, comunicadores e escritores

Local: Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Rua Pedro Nolasco da Silva, 178 – Jd. Tókio

Data: Quarta-feira, 24/1, às 19h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.