Mais de 500 coordenadores, animadores e demais participantes dos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) de toda arquidiocese participaram, no domingo, 3 de setembro, da formação arquidiocesana sobre o Mês da Bíblia, que neste ano propõe o estudo da carta de São Paulo aos Efésios, tendo como tema: “Revestir-se da nova humanidade!” (cf. Ef 4,24).  A formação foi assessorada pela professora da Escola de Teologia para Leigos da arquidiocese, Patrícia Zaganin Camilo Rosa, na Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, Decanato Centro.

A coordenadora arquidiocesana do GBR, irmã Salette Besen, e o assessor, padre Glauber Gualberto, também participaram do encontro, que teve por objetivo reanimar, animar e fortalecer a vivência, o estudo e o anúncio da Palavra de Deus.

A finalidade da carta aos Efésios é estabelecer a unidade e a paz entre os judeu-cristãos e os gentios, explicou a assessora. Dessa forma, reconciliar entre os membros das comunidades; ressaltar os valores evangélicos e reforçar o compromisso cristão, para enfrentar o grande desafio de serem cristãos dentro de um contexto de valores contrários ao seguimento de Jesus Cristo.

O tema central da carta é a unidade do Corpo de Cristo, ou seja, a eclesiologia vista em íntima relação com a cristologia. Essa unidade está presente desde o início da carta até a saudação final. A unidade vem da Trindade: o Pai e o Filho juntamente com o Espírito Santo elegeram gentios e judeus para receberem gratuitamente a salvação em Jesus Cristo.

A carta aos Efésios chama a atenção para a diferença entre o modo de viver dos gentios e o dos cristãos e cristãs. “É preciso abandonar a antiga conduta, o ser humano velho, que vai continuamente se corrompendo, e revestir-se do ser humano novo, criado à imagem e semelhança de Deus. Essa imagem nova é apresentada por Jesus Cristo, que vive na justiça, na santidade e na verdade”, explica irmã Salette a partir do texto base do Mês da Bíblia (p. 30).

No final do encontro a assessora motivou a ler toda a carta aos Efésios durante o mês de setembro e perceber qual a mensagem ela traz pessoalmente e para os grupos e comunidades.

A irmã agradeceu a paróquia que acolheu o encontro, a assessoria da professora Patrícia e a presença dos participantes e equipes de trabalho. “Foi maravilhoso perceber o amor que o povo de Deus tem à Palavra de Deus e a generosidade das pessoas que colocam os seus dons a serviço. Na prática percebemos a importância da unidade e a beleza de fazer parte do Corpo de Cristo em uma Igreja viva e participativa, que gera comunhão. Há motivos de esperança. Prossigamos com fé!” exortou a irmã.

Pascom Arquidiocesana

Fotos: Desiele Mendes