Participantes tiveram dia de formação voltada à espiritualidade e oficinas práticas e teóricas para ajudar no trabalho pastoral

Num domingo (28) marcado pela espiritualidade, integração e aprendizado, cerca de 150 agentes de comunicação se reuniram no 3º Muticom (Mutirão de Comunicação), promovido pela Pascom (Pastoral da Comunicação) da Arquidiocese de Londrina. O encontro aconteceu no centro pastoral Jesus Bom Pastor. Entre os participantes estiveram agentes de dioceses distantes, como Paranaguá, Campo Mourão, Umuarama e Cornélio Procópio.

O mutirão teve início com a missa, celebrada pelo padre Dirceu Júnior dos Reis, assessor eclesiástico da Pascom Arquidiocesana. Na abertura, o sacerdote destacou a importância da comunicação que vem do coração. “O Muticom é a celebração diocesana de uma pastoral que é perseverante e alegre. A perseverança dos agentes faz com que a Igreja entenda cada vez mais que a comunicação é uma arte que alegra o coração de Deus”, valorizou.

A formação foi conduzida pela irmã Maria Nilza Pereira da Silva, coordenadora nacional da Comunicação do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil. O tema trabalhado foi “Comunicar através dos olhos de Deus”, a partir do versículo de Lucas, “Desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa” (LC 19,5), que narra a passagem de Jesus na casa de Zaqueu, que era responsáveis pelos coletores de impostos, após o Cristo vê-lo em cima de uma árvore.

“É fundamental o encontro com Jesus e a espiritualidade. A nossa missão na Pascom é identificar onde Jesus está, o que Ele está fazendo, para conduzirmos os outros até Cristo. Podemos dizer que os outros são a mutidão andando pela rua, a estrada digital, mas precisamos ser Zaqueu para dizer: sobe, que daqui você consegue ver Jesus, sobe que vou te mostrar quem Ele é. Mas para indicar para o outro ‘sobe’, primeiro precisamos saber subir. Uma das formas de subir é a vida de oração”, orientou.

O Mutirão de Comunicação também marcou o lançamento das Diretrizes Gerais da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina, documento que vinha sendo produzido há mais de dois anos e deverá iluminar o trabalho pastoral dos agentes e discernir sobre o papel da Pascom nas paróquias e comunidades e como deve ser a atuação. “Essa diretriz vai guiar os passos e a organização pastoral”, frisou padre Dirceu.

A manhã ainda contou com apresentação musical do multi-instrumentista Alisson Tanaka. Após o almoço, os agentes puderam participar de cinco oficinas teóricas e práticas: Canva para o trabalho pastoral, Comunicação assertiva a serviço da Igreja, Planejamento e estratégia de conteúdo para o Instagram, Prática de Fotografia para o trabalho pastoral e Transmissão ao vivo: da teoria à pratica, que foram ministradas por lideranças da Pascom e convidados, todos de forma voluntária e com experiência nas áreas.

“O objetivo do Muticom foi promover um verdadeiro encontro íntimo dos agentes de pastoral da comunicação com Cristo. Que possamos abrir o coração e deixar Ele agir, cuidando da espiritualidade, que é alicerce na caminhada de um comunicador. Os participantes voltaram para as comunidade revigorados e fortalecidos. Foi um dia muito especial e feliz”, avaliou a coordenadora da Pascom Arquidiocesana, Terumi Sakai.

Pedro Marconi
Pascom Arquidiocesana