Missa de exéquias foi marcada por comoção e homenagens a uma das principais lideranças da Igreja Católica no Brasil

A Arquidiocese de Londrina despediu-se com emoção e homenagens, na manhã desta segunda-feira (28), de seu segundo arcebispo (1983-1991), e um dos religiosos mais respeitados da Igreja Católica, o cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, que morreu no último sábado (26), aos 89 anos. A missa de exéquias foi celebrada na Catedral e reuniu centenas de fiéis, além de dezenas de padres, arcebispos, bispos, cardeais e religiosos e religiosas.

Entre os presentes estavam dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina; cardeal dom Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro; cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo Metropolitano de São Paulo; cardeal dom Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil; e dom Ricardo Hoeper, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

No início da missa, padre Rafael Solano, vigário geral da Arquidiocese de Londrina e Cura da Catedral, leu a mensagem de pesar do Papa Francisco pelo falecimento de dom Geraldo e, na sequência, o testamento espiritual deixado pelo arcebispo emérito da São Salvador da Bahia, redigido em 2016, na celebração da Transfiguração do Senhor. No documento, destacou, entre outros pontos, o valor da vida humana, da importância de cuidar das crianças e dos mais necessitados e a alegria pelo trabalho que desenvolveu na Igreja.

A missa foi presidida pelo cardeal dom Sérgio da Rocha, que na homilia ressaltou a trajetória de dom Geraldo como um dos fundadores da Pastoral Criança, junto com a médica Zilda Arns (que faleceu em 2010), presidente da CNBB (2003-2007) e secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, na Santa Sé, quando foi nomeado por São João Paulo II.

“Expressamos gratidão a Deus pela história de dom Geraldo, não apenas aos cargos que exerceu com zelo e amor, mas pelo modo de ser no dia a dia, pela pessoa humana e cristã que foi. Amado e conhecido pela mansidão, humildade e serenidade. Seu jeito era fraterno e atencioso com todos e de amor e solidariedade com os pobres e fragilizados”, elencou. Dom Geraldo tinha como lema episcopal “Caridade com fé”.

Dom Geraldo escolheu morar em Londrina em 2014, três anos após renunciar à Arquidiocese São Salvador da Bahia. Nos últimos anos, tinha como principal auxiliar, secretária e cuidadora Julia de Lourdes Bianconi, que leu uma mensagem de agradecimento por todos os profissionais de saúde que ajudaram no tratamento do religioso, que em dezembro do ano passado sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), agravando seu estado de saúde. “Continuem rezando por ele”, pediu.

CORTEJO

O caixão de dom Geraldo foi carregado em cortejo pelos bispos e arcebispos até a porta da Catedral, com os fiéis fazendo um corredor com velas, representando a ressurreição, e 89 rosas brancas, idade do cardeal. Em seguida, os padres da Arquidiocese de Londrina e que vieram de outras dioceses carregaram até a cripta da Catedral, onde estão enterrados dom Geraldo Fernandes e dom Albano Cavallin, primeiro e terceiro arcebispos de Londrina, respectivamente. O corpo de dom Geraldo foi sepultado na cripta após a oração de encomendação conduzida por dom Geremias.

‘AMOROSO E SIMPLES’

Amigo de dom Geraldo, com quem trabalhou no período em que foi Cura da Catedral, monsenhor Bernardo Gaffá frisou o coração bondoso do ex-arcebispo de Londrina. “O nome dele é Agnelo, que em italiano significado cordeiro. Ele era igual um cordeiro: manso, amoroso, acolhia a todos, simples. Era muito inteligente e organizado. Ele deixa para nós boas lembranças como ser humano, bispo e pastor da Igreja”, resumiu.

Centenas de pessoas também foram até a cripta para fazer homenagens, como foi o caso da aposentada Maria Aparecida Pinho, que levou uma flor. “Admirava o trabalho dele na Igreja, principalmente na Pastoral da Criança. Era dedicado com todos, um ser humano sem igual. Ele deixa um legado para todos nós”, afirmou.

Pedro Marconi
Pascom Arquidiocesana