O arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu a primeira missa do funeral do Cardeal Geraldo Majella na Catedral de Londrina, neste domingo, 27 de agosto. A Santa Missa lembrou a atuação da Pastoral da Criança, fundada na Arquidiocese de Londrina, na cidade de Florestópolis, por dom Geraldo Majella Agnelo e a médica Zilda Arns.

“Aliando a toda a reflexão que fizemos na celebração da Palavra sobre o significado desta cerimônia de exéquias, temos na leitura a grande profissão de fé de Pedro: ‘Tu és o Cristo, filho de Deus vivo’. Não tenho dúvidas de que dom Geraldo Majella foi capaz de compreender profundamente essa verdade. E fez com que essa verdade se espalhasse não só pela Igreja, para nós que participamos, que anunciamos o Evangelho, mas testemunhando por todo este Brasil, levando esse Evangelho para a sociedade, fazendo com que o Evangelho tivesse incidência sobre a sociedade”, destacou dom Geremias.

O arcebispo lembrou que dom Geraldo soube analisar o Brasil a partir da realidade onde estava inserido na Arquidiocese de Londrina e na cidade de Florestópolis, que tinha na época o maior índice de mortalidade infantil, e criou a Pastoral da Criança como uma resposta para superar essa realidade.

“E ali, dom Geraldo, aliado a outras pessoas, como dom Paulo Evaristo Arns, Zilda Arns e milhares de líderes, começaram a atuar na defesa da vida das crianças, de gestantes… Assim surgiu a Pastoral da Criança, que se espalhou pelo Paraná, pelo Brasil e no fim se espalhou pelo mundo. O Evangelho sendo anunciado não só dentro da Igreja, nos limites da Igreja, mas o Evangelho que é vocacionado para o mundo, para transformar o mundo, para chamar atenção para estruturas que não valorizam a vida”, finalizou dom Geremias.

Durante o funeral de dom Geraldo serão celebradas missas de duas em duas horas.

Fotos: Daniel Kanki