Nesta manhã, 27 de agosto, iniciou o funeral do Cardeal Geraldo Majella. Após o cortejo até a Catedral de Londrina, dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina, presidiu a celebração da Palavra de exéquias.

Em sua homilia, dom Geremias recordou o legado de dom Geraldo, que serviu à Igreja não só em Londrina, mas no Brasil e no mundo. “Estamos aqui reunidos como Igreja diante de um homem que tanto fez pela comunidade, como seminarista, como diácono, como padre, como bispo”, destacou.

O arcebispo destacou os símbolos presentes na celebração de exéquias, altamente catequética. “O primeiro símbolo é a Igreja aqui presente. Você que está aqui, sinta-se Igreja que louva a Deus pela vida de dom Geraldo”.

Além disso, a procissão, mostrando que as pessoas estão a caminho de Deus; a cruz, que dom Geraldo carregou durante toda sua vida; a Palavra de Deus, que dom Geraldo anunciou; a profissão de fé; e o Círio Pascal, símbolo do Cristo ressuscitado. “Que Deus o recompense e nos ajude a imitá-lo, na sua fé, na sua resiliência e, sobretudo, imitá-lo na perseverança”.

“Que Deus seja louvado pela vida e pela morte de dom Geraldo Majella Agnelo”, finalizou dom Geremias.

Ao acender o Círio Pascal, dom Geremias e toda comunidade rezaram o Creio, professando a fé, como dom Geraldo fez em sua vida.
Após a celebração da Palavra, iniciou-se o velório de dom Geraldo e as pessoas presentes puderam se despedir de dom Geraldo.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana