Arcebispo esteve, nos dias 17, 18 e 19 de agosto, nos territórios que pertencem à Paróquia São Roque, dentre elas as comunidades Apucaraninha, Água Branca e Barreiro, dos índios Kaingang

A Paróquia São Roque, de Tamarana, e o pároco, padre Delcides André de Souza, receberam o arcebispo dom Geremias Steinmetz, nos dias 17, 18 e 19 de agosto, para a sua quarta visita pastoral do ano. A programação incluiu conversa com os jovens, celebrações e visitas a instituições civis e comunidades indígenas do município.

A Santa Missa na quinta-feira à noite abriu a visita. Logo em seguida, dom Geremias encontrou-se com jovens da comunidade. Estiveram presentes cerca de 30 jovens, a maioria do grupo Lux da paróquia. Na conversa, dom Geremias dialogou sobre questões que preocupam a juventude de hoje e exortou-os no caminho da santidade e na vivência da vocação.

O segundo dia de visita começou também com a juventude. Dom Geremias visitou o Colégio Estadual Professora Maria Cintra de Alcântara, onde conversou com os estudantes secundaristas e deu-lhes uma bênção. O arcebispo explicou que nem todos os adolescentes estão na Igreja, mas eles estão na escola. Por isso, o bispo vai à escola representar-lhes a fé. “A fé cristã é mais que um pensamento positivo. É a adesão a uma pessoa: Jesus Cristo”, destacou.

Dom Geremias esteve também na Prefeitura Municipal e na Câmara Legislativa. Falou aos servidores e lideranças municipais sobre a pessoa de Jesus, modelo de humanidade. “Pelo batismo nos tornamos cristãos e vamos crescendo na vivência da fé e adesão à pessoa de Jesus. Somos a religião de uma pessoa. Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem”, falou dom Geremias.

“Como Deus esperamos de Jesus tudo que Deus quer nos oferecer. E como pessoa humana temos em Jesus o modelo ‘bem acabado’ do que é o ser humano. O espelho está em Jesus.”

Por isso, o arcebispo aponta que entender a mensagem de Jesus é essencial para ser verdadeiramente luz para a sociedade, principalmente nas grandes questões que os servidores atuam, como a paz, a justiça, a defesa da dignidade humana. “A fé nos ajuda a construir pontes, não muros.”

Dom Geremias também apresentou dois documentos do Papa Francisco cujas temáticas devem estar nas suas preocupações das lideranças municipais: a amizade social (na encíclica Fratelli Tutti), segundo a qual somos todos irmãos e devemos nos unir para enfrentar os grandes desafios da sociedade; e o cuidado da Casa Comum e a ecologia integral (na encíclica Laudato Si), entendendo que todo cuidado com o meio ambiente só faz sentido se por trás está também o cuidado com o ser humano.

Ao final, deixou também um questionamento aos cristãos que estão inseridos nos diversos âmbitos da sociedade: “Eu, como cristão, que vivo minha fé, que conheço a doutrina, participo de uma comunidade, qual contribuição eu dou para que a sociedade seja melhor?” É na atuação do leigo na sociedade que se instaura o diálogo da fé com o mundo.

Para a prefeita Luzia Harue Suzukawa, foi uma honra receber a visita do arcebispo. “O que eu destaco da mensagem que ele nos trouxe é a unidade com as pessoas, que todos nós somos um, cremos no mesmo Deus. E que aqui o nosso exercício é trabalhar, semear boas sementes para que cada vez mais possamos aproximar a nossa vida desse homem verdadeiro que é Jesus Cristo.”

A programação do dia ainda contou com visita à APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Escola Municipal Professora Iracema Torres, empresa Tamarana Tecnologia Ambiental, Cerâmica Tamarana e Sicredi.

À noite, dom Geremias celebrou a Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro dos Moreiras. A missa reuniu os fiéis de seis capelas rurais de Tamarana que, após a missa, fizeram várias perguntas ao arcebispo. A atual construção da Capela Nossa Senhora Aparecida tem 15 anos e foi a primeira vez que um bispo esteve presente ali.

“Estamos quase encerrando a Semana da Família e o Evangelho de hoje veio falar justamente de família, do amor, da responsabilidade dos casais um com outro, da fidelidade. A visita do dom Geremias foi muito boa. O pessoal até fez algumas perguntas. Foi muito bom o que ele disse, a mensagem foi muito acolhedora”, contou a catequista Maria Elizabeth da Silva Prado, liderança da comunidade.

No sábado de manhã, dom Geremias se dirigiu às reservas indígenas Kaingang de Tamarana, visitou o Salto do Apucaraninha e as comunidades Apucaraninha, Água Branca e Barreiro. Visitou as capelas dentro das reservas onde os indígenas católicos têm sua vivência de fé, com celebrações e catequese. O diácono Cirço Aparecido Nabor atua diretamente com as comunidades indígenas do município de Tamarana, auxiliando o padre Delcides André de Souza.

Recebendo o arcebispo, os indígenas cantaram alguns cânticos em português e o Pai Nosso na língua Kaingang. Também fizeram algumas perguntas sobre os sacramentos, como o batismo de adultos, e presentearam dom Geremias com peças de artesanato que eles mesmos fizeram.

A catequista Luzinete Alves de Oliveira Pirai é quem prepara os indígenas para receber os sacramentos. Ela conta que na quarta-feira eles têm a oração do Santo Terço, na sexta-feira a catequese e no final de semana o padre Delcides celebra a missa uma vez por mês e o diácono Cirço preside a celebração a cada 15 dias.

Ainda de manhã, dom Geremias visitou algumas capelas rurais de Tamarana. À tarde teve um encontro com cerca de 100 agentes de pastoral e à noite celebrou a Santa Missa de encerramento da visita na Paróquia São Roque.

Juliana Mastelini Moyses

Fotos: Lainy Pasturino e Tiago Queiroz