Na noite desta segunda-feira, 14 de agosto, membros das equipes das paróquias do Decanato Oeste para o Processo Sinodal de nossa arquidiocese se reuniram para uma formação com o Pe. Luiz Laudino e a Deusa Favero. Estiveram presentes membros das nove paróquias do decanato e um representante da Toca de Assis.

A formação foi realizada no auditório da Paróquia São José Operário e todos foram acolhidos pelo Pe. Dirceu Reis, pároco e decano. No início da formação o Pe. Luiz Laudino refletiu sobre a sinodalidade da Igreja. A sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio porque é uma dimensão constitutiva da Igreja. É por isso que o Papa Francisco pediu um Sínodo sobre a Sinodalidade, que vem acontecendo desde 2021 e vai até 2024. O horizonte da sinodalidade é eclesiológico, espiritual, e não funcional. Para uma justa compreensão da sinodalidade, é importante retomar a eclesiologia do Concílio Vaticano II que apresenta a Igreja como “mistério”, sinal e instrumento de comunhão, e como “Povo de Deus”, no qual há diversidade de vocações e ministérios, mas “reina entre todos verdadeira igualdade quanto à dignidade e ação comum a todos os fiéis na edificação do Corpo de Cristo” (Lumen Gentium 32).

Em seguida, Deusa Favero apresentou uma síntese da carta pastoral do nosso arcebispo que trata sobre o Caminho Sinodal na Arquidiocese de Londrina. Dom Geremias faz um percurso histórico sobre a arquidiocese e os planos de pastoral que a conduziram ao longo dos anos até chegar ao caminho sinodal que estamos vivendo hoje na nossa Igreja.

E, por fim, a dupla de formadores apresentou as orientações, regras e metodologia para a aplicação do questionário ao público externo e interno das comunidades paroquiais do decanato. Esses questionários respondidos devem ser entregues ao padre decano até o dia 20 de setembro de 2023 e, a partir disso, seguir para os próximos passos do processo sinodal arquidiocesano. Esse questionário é respondido na paróquia, pois ela é a comunidade de fiéis que realiza de forma visível, imediata e cotidiana o mistério da Igreja. Na paróquia, aprende-se a viver como discípulos do Senhor dentro de uma rede de relações fraternas nas quais se experimenta a comunhão na diversidade das vocações e das gerações, dos carismas, dos ministérios e das competências, formando uma comunidade concreta que vive por inteiro a sua missão e o seu serviço, na harmonia da contribuição específica de cada um.

Pascom Paróquia São José Operário