Na próxima terça-feira, 20 de junho, irmã Angela Soldera, SJBP, coordenadora da Animação Bíblico-catequética da arquidiocese, embarca para Roma para participar do Capítulo Geral da Congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor, a Congregação das Irmãs Pastorinhas. O encontro de 24 de junho a 16 de julho terá como tema: “Formar comunidades integradas missionárias e vocacionais”.

Realizado de seis em seis anos, é uma assembleia que avalia a caminhada da congregação, planeja a ação pastoral para o próximo sexênio e elege a nova coordenação geral. Participam o governo geral; as provinciais; e as delegadas indicadas por cada província. Irmã Angela é uma das duas delegadas indicadas pela Província do Rio Grade do Sul, a qual pertence. Neste ano também participarão algumas irmãs como observadoras do capítulo. Ao todo serão 30 religiosas do mundo todo. “Será uma soma de riquezas estar junto das diferentes nacionalidades, experiências e caminhada das irmãs espalhadas pelas diferentes nações”, destaca a irmã.

A programação começa com cinco dias de retiro e as atividades do capítulo no dia 29 de junho, festa de São Pedro e São Paulo, padroeiros da congregação. Questões internas e temas como a sinodalidade, a cultura do encontro e a realidade do clericalismo também serão abordadas no capitulo. “Uma das questões fundamentais que será debatida é, enquanto irmã pastorinha, como viver o carisma pastoral dentro do contexto de mundo, sociedade e Igreja que vivemos hoje”, explica a irmã Angela.

O carisma da congregação é atuar diretamente nas paróquias e dioceses, colaborando com o trabalho pastoral, ligado à catequese, liturgia, grupos bíblicos, juventude e no serviço de caridade: “no que a Igreja precisa e que nós podemos contribuir. O carisma especifico é a colaboração com o zelo pastoral dos pastores da Igreja”, explica.

Para irmã Angela é um momento de graça pela primeira vez participar de um capítulo da congregação. “É um dom de Deus e ao mesmo tempo uma responsabilidade grande. Estou indo com a expectativa e o espírito de serviço, porque é um momento de contribuir mais diretamente com a congregação”, afirma a irmã.

Na ausência da religiosa, os trabalhos da catequese na arquidiocese seguirão normalmente, com atendimentos às quartas e quintas da secretária Inês Cardoso. “O trabalho não vai parar, a equipe de coordenação, as decanas já estão organizadas”, informa irmã Angela.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana