O Seminário Filosófico Dom Albano Cavallin, em Maringá, encerrou o mês de maio em festa com a presença das famílias e do arcebispo dom Geremias Steinmetz. Na solenidade de Pentecostes foram acolhidas as famílias dos seminaristas da filosofia. Na ocasião, os familiares foram acolhidos com a oração solene das Laudes, café da manhã, almoço e Santa Missa Solene.

A presença e o apoio das famílias na vida dos seminaristas são de suma importância durante sua caminhada vocacional durante esse período de formação. A visita das famílias foi uma motivação do reitor, padre Wendel Perre dos Santos, com o intuito de aproximar-se mais das famílias dos seminaristas e, assim, conhecerem-se mutuamente. Com a visita, muitos familiares puderam conhecer o ambiente no qual os seus parentes vivem, além disso, inseriram-se em parte da rotina dos nossos seminaristas.

O domingo solene encerrou-se com um belíssimo concerto para o apagamento solene do Círio Pascal. O momento foi marcado por muita oração, contemplação da presença do Espírito Santo em nosso meio, conduzido pela cantora Monique Kodama (Grupo Entre Nós) e pelos seminaristas, os quais motivaram profundas orações ao Espírito Santo.

Para encerrar o momento de confraternização, no dia em que celebramos Maria Mãe da Igreja, o seminário recebeu a visita de nosso arcebispo dom Geremias. A visita do bispo ao seminário faz parte do percurso formativo, além de conversar com cada seminarista, houve também momentos de convivência com o arcebispo.

O momento fraterno e filial com o bispo culminou na Santa Missa. Em sua homilia, dom Geremias destacou a importância da figura de Maria como mãe da Igreja, valorizando a presença de Nossa Senhora na vida e formação de cada seminarista. A presença do pastor em meio aos seus seminaristas reflete a unidade de Cristo com a Igreja, em que cada indivíduo recebe preciosa e singular atenção até chegar nos braços de Deus Pai.

Seminarista Roberto Souza