Agentes da comunicação refletiram sobre a realidade no trabalho pastoral e contribuíram com apontamentos para as próximas diretrizes na Igreja do Brasil

No último sábado (15), cerca de 40 coordenadores e agentes da comunicação que integram a Pascom (Pastoral da Comunicação) das paróquias e comunidades da Arquidiocese de Londrina participaram da primeira reunião geral do ano.

Durante o encontro, realizado no centro de pastoral Jesus Bom Pastor, a coordenação da Pascom Arquidiocesana apresentou os eixos e setores da pastoral (Espiritualidade, Formação, Fotografia, Transmissão/Suporte, Revista Comunidade, Arte, Missa na TV Tarobá), o foco de 2023 na espiritualidade e a agenda dos próximos meses.

Assessor arquidiocesano da Pascom, padre Dirceu Júnior dos Reis destacou a sinodalidade no trabalho de comunicar no ambiente religioso para estar em comunhão com os anseios da Igreja. “Nós, como integrantes desta Igreja, temos a oportunidade de pensar: diante da caminhada pastoral, da fé recebida no dia do batismo, qual é a pista? Qual a opinião sobre as próximas diretrizes da Igreja no Brasil?”, indagou.

A explicação do padre ajudou a fomentar a discussão dos agentes da comunicação, que divididos em grupos refletiram sobre o que deve conter nas próximas diretrizes da Igreja a partir da vivência da Pascom. As respostas coletadas serão encaminhadas para a Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina. Nos grupos também foram debatidos os desafios e alegrias na caminhada pastoral dentro de cada realidade.

A reunião foi finalizada com um momento de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, em que foram apresentados a Jesus os materiais de trabalho na Pascom. Posteriormente, foi organizado um café comunitário, em mais um momento de convivência e partilha. A Pascom Arquidiocesa agora se prepara para o retiro no dia 21 de maio, na paróquia São José Operário.

Pascom arquidiocesana

Fotógrafos: Guto Honjo, Maria Ely Marçal, Paulo Henrique Bonatti e Teca Bonfim.