Celebração na APS Down com alunos e professores marcou o dia 21/3, considerado o Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de down, 21 de março, foi celebrado neste ano de um jeito diferente na APS Down de Londrina – Associação de Pais e Amigos dos Portadores da Síndrome de Down. Padre Glauber Gualberto, responsável pelo Oratório Nossa Senhora do Silêncio, presidiu a Santa Missa com professores e alunos da associação.

A equipe de celebração da missa, coroinhas e leitores, foi composta por alunos coroinhas e a equipe de canto por professores que trabalham música com os alunos. “O simples fato de termos coroinhas e leitores com deficiência é acreditar no potencial deles, pois todos são capazes dentro de suas particularidades e desempenham as funções com dignidade, respeito e muito zelo”, comenta o padre.

Ele explica que a Santa Missa com o público com síndrome de down tem um diferencial: “além da alegria expressa nos rostinhos das crianças, um clima de pureza paira por todo ambiente. São muito sensíveis e entram no clima de oração com facilidade”, explica. A música também auxilia a espiritualidade. “Cantam com bastante fervor. A liturgia eucarística foi a para crianças por ter uma linguagem mais acessível e simples, o que facilita no entendimento e participação dos mesmos.”

Estar presente no meio das pessoas com deficiência é um forte sinal de uma Igreja que busca por acessibilidade e inclusão, e também uma Igreja sinodal, que caminha com seu povo, continua o padre. “Estar com esse público é uma realização vocacional para mim, e ao mesmo tempo a possibilidade de levar um evangelho cada vez mais acessível e que comunica a todos. É ir em nossas periferias existenciais e ali levar o Cristo a essas pessoas que por muitas vezes não têm a sua dignidade levada a sério.”

Para a diretora Idalina Alzira Marques, uma celebração para ser realizada outras vezes. “Estamos muito felizes, que Deus seja louvado e que possamos estar contando com vocês não só neste dia, mas em outros dias também”, expressou a diretora.

Dia da Síndrome de Down

A síndrome de Down ou Trissomia do Cromossomo 21 é uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo 21 a mais nas células, ou seja, em vez do indivíduo apresentar dois cromossomos 21, possui três. Por isso o dia 21/3. “É importante a gente conscientizar a sociedade, somos todos cidadãos com direitos e deveres”, explica a diretora Idalina Alzira Marques. “Não podemos ver a pessoa com deficiência com olhar diferente, todos têm as suas capacidades e as suas diferenças, e temos que respeitar como cada um veio ao mundo.”

Pastoral da Inclusão

O Oratório Nossa Senhora do Silêncio realiza periodicamente um trabalho com pessoas com várias deficiências. O objetivo da Pastoral da Inclusão é levar Cristo a todos, “dando à pessoa com deficiência o protagonismo eclesial e assim ajudando ela a se sentir cada vez mais participante desta Igreja que se preocupa com o diferente”, conta o padre.

APS DOWN

A APS Down é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, com 30 anos de atuação em Londrina. Atende desde bebês recém-nascidos até jovens e adultos, com o objetivo de promover o desenvolvimento individual e social da pessoa com a síndrome, incluindo-a na escola, no trabalho e na sociedade, e prestar apoio e orientação aos pais. A instituição é mantida pela contribuição de voluntários. “A gente busca abraçar e atender da melhor forma possível. Recebemos todo tipo de ajudar. Não trabalhamos com cobrança, tudo que se oferta é gratuito, então é uma instituição que depende mesmo da ajuda de todos”, finaliza.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana