Curso ministrado pela jornalista Juliana Mastelini destacou as diferenças de textos e as bases de uma matéria, entre outros assuntos

A Pascom (Pastoral da Comunicação) da Arquidiocese de Londrina promoveu no dia 11 de março a primeira formação deste ano com foco nos textos de notícia religiosa. A tarde formativa, no Centro Pastoral Jesus Bom Pastor, foi conduzida pela jornalista Juliana Mastelini, mestra em comunicação pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e assessora de imprensa da Arquidiocese de Londrina.

Cerca de 70 pessoas, entre agentes de comunicação e pessoas interessadas em escrever, participaram do encontro, que mostrou as bases de uma matéria, diferenças de textos e formas de citação, entre outros assuntos.

A abertura contou com a participação do padre Dirceu Junior dos Reis, assessor da Pascom Arquidiocesana, que refletiu o papel do comunicador a partir do evangelho de São Mateus, que diz que “quem quiser ser o maior entre vós, que seja aquele que vos serve” (MT 20,20-38). “Neste Evangelho destaca-se a missão dos escribas, aqueles que escreviam a lei. Mas nisso Jesus coloca um ponto de interrogação que serve a nós: o que escrevemos têm a ver conosco e com Cristo?”, indagou.

Presente na formação, dom Geremias Steinmetz, arcebispo da Arquidiocese de Londrina, ressaltou que o trabalho da Pascom tem chegado além fronteiras, levando o nome e a relevância das ações da Igreja local. “As visitas pastorais, por exemplo, têm gerado muitos textos, fotos. Em Porecatu fui abordado por um senhor que disse que estava me acompanhando há dias. Por isso o trabalho da Pascom é importante”, contou.

O curso contou com música e no final um café partilhado entre todos os participantes. Na avaliação de Juliana Mastelini, o número de inscritos surpreendeu. “Muitas pessoas se inscreveram e isso demonstra que estavam sedentas por formação, porque estão vindo de um período de pandemia de Covid-19, em que aumentou a demanda da Pascom e muitas pessoas entraram na pastoral. Vários agentes entraram para fazer, ajudar nas transmissões, mas não tinham formação nas outras áreas”, ressaltou.

A formação também auxiliou na formatação do setor de texto da Pascom na Arquidiocese de Londrina. “É para reunir as pessoas, orientar, ter mais formações e contar com elas para as demandas da arquidiocese. São ações para dar frutos nas comunidades e trazer para a Pascom Arquidiocesana”, projetou. Um grupo no WhatsApp foi criado com as pessoas que participaram do encontro para que a troca de informações seja constante.

Pedro Marconi
Pascom Arquidiocesana