“Jesus chamou os que Ele mesmo quis para estarem com Ele e para enviá-los a anunciar” (Mc 3,13-15)

Cerca de 70 novos animadores dos grupos bíblicos de reflexão participaram, no dia 11 de março, de uma formação para novos líderes. A formação teve por objetivo fortalecer a caminhada dos GBR, presente na arquidiocese há muitos anos, motivando a formação de novos grupos onde houver necessidade. O encontro foi assessorado pelo padre Glauber Gualberto, assessor, e pela irmã Salette Besen, coordenadora arquidiocesana dos GBR. O arcebispo dom Geremias Steinmetz também marcou presença na reunião e motivou os participantes e falou da importância da Palavra de Deus vivenciada e anunciada.

Os grupos bíblicos de reflexão se fundamentam nas Sagradas Escrituras, explicou padre Glauber. Jesus reuniu um grupo de 12 apóstolos, por exemplo, formou-os e enviou-os em missão. Ele ensina que onde dois ou três estão reunidos em seu nome, Ele está ali no meio deles (Mt 18,20). Jesus também designou outros 72 discípulos para irem dois a dois evangelizar (Lc 10,1). Jesus envia o Espírito Santo ao grupo reunido no cenáculo com Maria (At 1,13-14). O grupo em oração recebe o Espírito Santo e, com entusiasmo, vai evangelizar. Padre Glauber destacou também os quatro pilares dos grupos no início da Igreja que sustentam os grupos bíblicos (cf. Atos 2,42-47): Doutrina-fé, Eucaristia, oração e solidariedade. A unidade do grupo se fortalece e dá os seus frutos na vivência desses pilares expressos pela acolhida, amor, ternura, caridade e solidariedade.

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, em vigor de 2019 até este ano de 2023, também destacam o papel dos grupos, continuou o padre. As diretrizes apresentam forte a imagem da casa, que permite o ingresso e a saída e sustentada por quatro pilares: Pilar da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária (DGAE pag. 9). Assim como  o 17º Plano Arquidiocesano de Ação Evangelizadora, que na urgência 3 destaca a Igreja como lugar de animação bíblica da vida e da pastoral e motiva para o compromisso de “reativar, fortalecer e animar os Grupos Bíblicos de Reflexão; cultivar, fortalecer e dinamizar o Dia da Palavra nas comunidades e nos setores, com o objetivo de conhecer melhor a pessoa de Jesus Cristo” (3,2).

Irmã Salette conclui o encontro motivando o grupo a se integrar nos GBR e formar novos grupos. “Pois hoje Cristo continua nos chamando e enviando ‘para que todos os povos se tornem seus discípulos’ (Cf. Mt 28,19). Inspirados também pelo apóstolo Paulo, que afirma: ‘Ai de mim, se eu não anuncio o Evangelho’ (1 Cor 9,16)”, destaca.

A formação dos novos animadores continua encontros nos dias 5 de maio e 3 de setembro, a partir do livro ‘Grupos Bíblicos de Reflexão’, de Dom Orlando Brandes.

GBR

Fotos: Guto Honjo