Missa na Catedral Divino Espírito Santo marcou início da Assembleia dos Bispos do Paraná no domingo, dia 12

Teve início com uma missa, na noite deste domingo, 12 de março, na Catedral Divino Espírito Santo, em Umuarama (PR), a Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2 da CNBB. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Londrina (PR) e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz, ladeado pelo bispo de Guarapuava (PR) e secretário da CNBB Sul 2, dom Amilton Manoel da Silva, e pelo bispo de Umuarama (PR), dom João Mamede Filho. Transmitida ao vivo pelas redes sociais, a missa contou com presença expressiva da comunidade local, religiosos e religiosas.

A Diocese de Umuarama foi escolhida para sediar a assembleia por estar no ano de seu Jubileu de Ouro, sendo assim, a presença do episcopado paranaense é um ato de homenagem, que expressa a fraternidade entre os bispos.

Logo no início da celebração, dom João Mamede, acolheu os bispos e disse que cada paróquia da diocese assumiu um bispo para rezar nos dias que antecederam a Assembleia. Chamou cada bispo pelo nome e disse as paróquias que rezaram por ele.

Em sua homilia, dom Geremias recordou a caminhada da diocese de Umuarama, agradeceu pelos seus pastores, destacando seu primeiro bispo, hoje emérito, dom José Maria Maimone, que estava presente na celebração. Ele recordou que a diocese teve importante destaque na Igreja do Brasil, pela sua atuação na Pastoral do Dízimo e na implantação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Também destacou o trabalho vocacional, do qual os frutos são visíveis pelo expressivo número de sacerdotes diocesanos.

Após comentar o texto Evangelho, referindo-se à experiência da Samaritana, dom Geremias relatou o quanto a diocese de Umuarama fez para saciar no povo a sede de Deus. “Quanto trabalho para saciar a sede do nosso povo, por meio das CEBs. Quantas pessoas sustentaram a sua fé, por meio da Pastoral do Dízimo, que foi prioridade permanente nos planos diocesanos de pastoral. Quantas pessoas sustentaram a sua fé ajudando a sua comunidade, ou ainda, a catequese permanente, a Pastoral Vocacional”, disse o arcebispo.

Dom Geremias destacou também o trabalho que dom Joao Mamede vem realizando, desde 2011, quando assumiu a diocese. Dom João “vem dando continuidade às ações pastorais, aperfeiçoando-as segundo as necessidades dos tempos atuais, focando no cuidado do clero, assim como nas vocações, na Iniciação à Vida Cristã, na formação de lideranças, na renovação das estruturas e na missionariedade, tornando a diocese uma referência de evangelização no Regional Sul 2 da CNBB”.

Após a missa, os bispos voltaram para o Centro Diocesano de Formação (CDF), onde estão hospedados, para o jantar e um momento de convivência fraterna. Amanhã, 13 de março, eles iniciam as atividades do dia com a santa missa na capela do CDF e seguem com uma extensa pauta de assuntos para serem refletidos e discernidos ao longo do dia. A Assembleia acontece até o meio-dia da terça-feira, 14 de março.

Karina de Carvalho
Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2