Nessa segunda-feira, 6 de março, mais de 180 representantes da Igreja dos países do Cone Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile) participaram do primeiro dia da etapa continental do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, convocado pelo Papa Francisco. A assembleia segue até sexta-feira em Brasília, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os participantes darão suas sugestões para aquilo que deve ser levado adiante nas próximas etapas do sínodo. O arcebispo dom Geremias é um dos representantes da Igreja do Brasil.

Na abertura, falas de autoridades presentes, como de dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário executivo da CNBB; da irmã Eliane Cordeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB); e do presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), dom Miguel Cabrejos Vidarte.

Num primeiro momento os participantes se concentraram na leitura do documento da etapa continental do Sínodo para se inserirem nas grandes questões que serão debatidas até sexta-feira. A seguir, padre Agenor Brighenti, doutor em Ciências Teológicas e Religiosas, ministrou palestra sobre os documentos da Igreja Latino-Americana.

Houve também um tempo dedicado à exposição do método a ser utilizado nos trabalhos: a “conversa espiritual”. “A conversa espiritual é um instrumento para animar o discernimento comunitário”, explica dom Geremias. Essa metodologia engloba três aspectos: 1) escuta ativa; 2) escuta receptiva; e 3) partilha daquilo que toca cada um. . “No final da tarde fizemos um pequeno treino para entender como se desenvolve esse método.” Os grupos, cada um com cerca de 10 pessoas respondeu à questão: “quais as dores que temos sentido na Igreja da América Latina hoje?”.

“No grupo, cada um falou das suas dores, esperanças e depois fomos fazendo exercício com silêncio, com oração em que a gente foi discernindo enquanto grupo o nós iríamos dizer”, explicou o arcebispo. Ele aponta que muitas coisas interessantes saíram dessa conversa. Entre elas a experiência pessoal com Jesus; a diminuição abrupta dos católicos; a catequese de iniciação cristã, entre outros.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana