Evento reuniu agentes comunicadores das 18 dioceses e arquidioceses do Paraná para formação sobre os quatro eixos de atuação da pastoral

Tiago, Terumi, dom Mário, dom Adelar, Anderson e Pedro (Foto Gabriel Rocha)

A coordenação arquidiocesana da Pascom (Pastoral da Comunicação) da Arquidiocese de Londrina participou no fim de semana dos dias 25 e 26 de fevereiro do 12º Encontro de Coordenadores e Assessores Diocesanos da Pascom Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Representantes de todas as 18 dioceses e arquidioceses do Paraná estiverem presentes no evento, que foi realizado na cidade de Cascavel, no Oeste do Estado. A Arquidiocese de Londrina foi representada pela coordenadora e vice-coordenador, Terumi Sakai e Pedro Marconi; pelo secretário, Tiago Queiroz, e pelo coordenador da Província Eclesiástica de Londrina, Anderson Queiroz.

A coordenadora e o vice, Terumi e Pedro, apresentaram a Pascom da Arquidiocese de Londrina (Foto Tiago Queiroz)

Durante os dois dias foram promovidas celebrações eucarísticas, rodas de conversa e formações sobre os quatro eixos de atuação da Pascom: espiritualidade, formação, articulação e produção. “A Igreja é missionária em sua natureza e comunicadora por força de sua presença e atuação no mundo”, destacou padre Valdecir Bressani (Diocese de Palmas – Francisco Beltrão), assessor eclesiástico da Pascom no Paraná.

Também conversaram com os agentes comunicadores dom Mário Spaki, bispo diocesano de Paranavaí e referencial da Pascom paranaense, padre Adilson Mitinoru Naruishi, assessor eclesiástico da Pascom na Diocese de Campo Mourão, e Marcus Tulius, coordenador da Pascom Brasil, que deu palestra por videoconferência.

Secretário executivo da Arquidiocese de Londrina e novo vice-coordenador da Pascom Paraná, Tiago Queiroz, e o responsável pela Província de Londrina, Anderson Queiroz, orientaram sobre produção e articulação, levando o exemplo da Arquidiocese de Londrina, que trabalha com setores em sua organização e tem uma Pastoral de Comunicação organizada e forte.

Pascom Arquidiocesana

Fotos: Terumi Sakai