Os seminaristas da Arquidiocese de Londrina iniciaram as atividades deste ano das etapas formativas do discipulado e configuração no dia 13 de fevereiro na Casa de Encontros Emaús. Após o término do retiro anual, que aconteceu entre os dias 13 e 17 de fevereiro, sob a temática “Ter pressa de encontrar a Deus”, eles participaram da Celebração Eucarística que consagrou na ordem do presbiterato o padre Ricardo Campanuci.

No dia 20, os seminaristas tiveram um encontro em grupo conduzido pela dra. Alessandra, psicóloga, em que refletiram sobre a dimensão da criança interior. Finalizando o momento de convivência, no dia 21 houve a recepção dos novos seminaristas que ingressam na etapa propedêutica junto a um dia de formação ministrado pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, que teve como tema “As contribuições da CNBB para a evangelização no Brasil”.

Durante o retiro anual, os seminaristas puderam aprofundar a vivência de amizade com Jesus visando ocupar suas vidas “mais com o dono da messe do que com a messe do dono”. Sob a orientação do padre Valdecir Ferreira, da Diocese de Apucarana, os seminaristas realizaram os exercícios espirituais de Santo Inácio, acolhendo as anunciações e as visitas de Deus no chamado e no processo vocacional à semelhança de Maria e de José.

Além disso, o momento foi marcado pela adoração ao Santíssimo Sacramento, colocando as dimensões espiritual, comunitária e humano-afetiva aos pés do Senhor, a fim de que, reconhecendo-se necessitados do Mestre, lembrem-se que “uma só coisa é necessária” (Lc 10, 42). Na pressa de encontrar a Deus em toda a vida, pela confiança e fidelidade, os seminaristas são convidados a viver e testemunhar a pressa de amar o Senhor no cotidiano.

O retiro anual é um momento significativo na vida dos seminaristas e da arquidiocese como um todo, pois representa o compromisso dos futuros sacerdotes com a evangelização e a promoção do bem-estar espiritual e humano de todos que com eles estiverem.

Matheus Petrachin Fernandes
Seminarista da Arquidiocese de Londrina