Pela imposição das mãos do arcebispo dom Geremias Steinmetz, o diácono Ricardo Vicente Campanuci foi ordenado padre no último sábado, 18 de fevereiro, na Paróquia São Judas Tadeu, Decanato Oeste. A celebração contou com a presença de dezenas de padres, diáconos, seminaristas e fiéis da Arquidiocese de Londrina e outras dioceses. Padre Ricardo trabalhará como vigário da Paróquia São Luiz Gonzaga, Decanato Leste.

Na homilia, dom Geremias destacou três lições do Evangelho proclamado na ordenação, que relata o episódio das Bodas de Caná. A primeira lição é a Virgem Maria sempre está atenta às necessidades e urgências de seus filhos. “Ela é a mãe intercessora, aquela que por meio de uma sensibilidade única, sabendo olhar as nossas carências, vai saber dizer ao Filho que está faltando algo que é essencial para a nossa vida humana ou espiritual”, fala o arcebispo.

O segundo aspecto do Evangelho que o arcebispo destaca é o fato de Deus querer contar com a ajuda de cada fiel. “No aprendizado da fé, na conquista das virtudes, no combate ao pecado, na luta em prol da concretização da verdade, da justiça e do bem, Deus deseja que colaboremos com aquilo que nós temos. Mesmo que seja apenas um ou dois talentos.”

Cristo poderia ter produzido aquele melhor vinho “do nada”, fala dom Geremias, mas Ele preferiu que os serventes trouxessem as talhas e as enchessem de água. “Deus continua fazendo milagres todos os dias, mas Ele age oportunamente após contar com a nossa colaboração.”

Por fim, a terceira lição é Maria como discípula missionária por excelência, que nos aproxima sempre mais de Cristo. “Ela é o modelo de identificação com a vontade divina, e por isso, quando imitamos o exemplo da nossa Virgem Mãe, nós aprendemos a fazer a entrega agradável ao Senhor. Aliás o padre faz essa oferta agradável colocando a sua vida à disposição de Deus, à disposição de Nossa Senhora, à disposição da comunidade para fazer com que Ele possa ser cada vez mais conhecido.”

Ao fim da ordenação, acólitos e jovens do grupo Sentinela da Paróquia Santo Antônio de Pádua levaram até o presbitério o coração símbolo do Ano Vocacional.

Padre Ricardo presidiu sua primeira no domingo, 19 de fevereiro, na Paróquia Santo Antônio de Pádua, às 9h. Às 19h o neossacerdote celebrou na Paróquia São Judas Tadeu.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesaba

Fotos: Guto Honjo, Kacieli Caroline Mendes Xavier, Karina Reis, Paulo Henrique Bonatti e Wellington Ferrugem