A proposta da Igreja, no Ano Litúrgico, é de uma boa e edificante vivência da Quaresma. Ela tem características próprias e propõe a intensificação da prática do jejum, da esmola e da oração como meios de identificação e solidariedade para com as pessoas que sofrem na carne os sofrimentos de Jesus no alto da cruz. Tudo em vista de um aprofundamento da fé e da vivência do Mistério Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim como nós vamos aprofundando a fé, as expressões  “Jejum, Esmola e Oração” vão mudando a sua incidência sobre a nossa vida.

A Campanha da Fraternidade é uma consistente expressão de comunhão, conversão e partilha da Igreja no Brasil. Tem alguns objetivos que são permanentes: 1. Despertar o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum; 2. Educar para a vida em fraternidade; 3. Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade justa e solidária. Sendo que já um trabalho permanente no Brasil, a Campanha da Fraternidade de 2023 traz um tema bastante atual, real e polêmico. O grande tema é a Fraternidade e a Fome. É a terceira vez que ele entra na reflexão da Campanha da Fraternidade. “A primeira vez foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema ‘Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus. Com os mesmos tema e lema, desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo” (Texto Base, 17).

Na década de 1980, com outras características da mesma problemática, a CF de 1985, em preparação ao Congresso Eucarístico de Aparecida, tratou o tema “Pão para quem tem fome”. Agora, em 2023, “logo depois do Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Recife, de 11 a 15 de Novembro de 2022, sob o tema “Pão em todas as mesas”, a Igreja no Brasil enfrenta pela terceira vez o flagelo da fome, com um lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16) (pg. 17).

O Objetivo Geral se apresenta com características de convite à missão: “SENSIBILIZAR a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs por meio de compromissos que transformem a realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo”. A metodologia da Campanha da Fraternidade sempre apresenta objetivos mais específicos que mostram a necessidade de uma abordagem ampla do tema: compreender a realidade da fome à luz da fé em Jesus Cristo; desvelar as causas estruturais da fome; indicar contradições de uma economia que mata pela fome, etc. Mas há outros verbos provocativos: investir, estimular, reconhecer, mobilizar, etc.

O texto bíblico que é colocado como base para a reflexão de Mateus 14,13-21. É o primeiro relato no Evangelho de Mateus do episódio conhecido como multiplicação dos pães e localiza-se praticamente na metade do Evangelho. “Isto indica que Jesus já realizara muita coisa, o seu ministério já estava adiantado e, mesmo que não compreendessem totalmente e nem aceitassem completamente o que ele propunha, a sua mensagem se popularizava cada vez mais e as populações o seguiam” (Texto Base,19). Queriam compreender mais profundamente a sua Palavra. O texto aponta para a partilha, a generosidade e para a organização da própria sociedade em vista da superação  do flagelo da fome e de outros flagelos que persistem entre nós. Trata-se de uma verdadeira Quaresma social.

Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo de Londrina