No dia 17 de novembro, o arcebispo dom Geremias Steinmetz celebrou a investidura de 118 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC) do Decanato Cambé. A Santa Missa na Paróquia São Francisco Xavier foi concelebrada por padres do decanato, entre eles, o coordenador decanal e pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Cristiano de Jesus, SAC, e o pároco da São Francisco Xavier, padre Rodrigo Favero Celeste. Participou também o diácono permanente recém-ordenado Anderson Okada. Além dos novos ministros, outras centenas renovaram seus votos.

Na homilia, após uma breve explanação sobre a liturgia do dia, dom Geremias se dirigiu aos ministros. Entre as palavras de acolhimento destacou que são “homens e mulheres que colocam a serviço da Igreja parte da sua vida, do seu tempo e do seu testemunho”. Realçou que todos nos igualamos pela força do Batismo, “desde os que são dados pelo poder sacramental aos que brotam nos confins das comunidades é dada a manifestação do Espírito do bem comum, é o dom que vem do Pai”. Enfático, concluiu: “O serviço que vocês prestam ao povo de Deus é salvífico, que vem da salvação de Deus, que brota de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

No Rito da Investidura, padre Cristiano apresentou os novos ministros ao arcebispo. Os padrinhos se dirigiram à frente do presbitério com os jalecos e os viáticos que foram abençoados e aspergidos com água benta por dom Geremias. Retornando aos lugares, vestiram os afilhados que fizeram a confirmação. Na sequência, os antigos renovaram o ministério.

Pela primeira vez a investidura e a renovação dos MESCs são conjuntas, reunindo todas as paróquias do decanato. O decano informou ter sido uma decisão entre os padres por conta da Igreja vivenciar, de 2021 a 2023, o Sínodo sobre a Sinoladidade: “comunhão, participação e missão”, convocado pelo Papa Francisco.

Sérgio Marchese
Pascom paroquial