#Compartilhe

Simultaneamente, a assembleia será realizada nas outras três províncias eclesiásticas do Paraná: Curitiba, Cascavel e Maringá

Nos próximos dias 23 a 25 de setembro será realizada a 42ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB. Pela segunda vez, o evento será realizado, simultaneamente, nas quatro Províncias Eclesiásticas: Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina. Um dos principais objetivos desse modelo de realização de assembleia é proporcionar uma maior participação. A estimativa é que em cada província participem cerca de 200 pessoas, atingindo um total de aproximadamente 800 participantes. Quando a assembleia é centralizada em um único lugar, a participação fica limitada a 150 pessoas. Em Londrina, a assembleia será realizada num único dia: sábado, 24 de setembro, reunindo lideranças da Arquidiocese de Londrina e Dioceses de Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho.

Trata-se de uma mesma assembleia, pautada numa mesma temática: “O fortalecimento das comunidades eclesiais missionárias a partir da Iniciação à vida cristã na cultura urbana”. As questões para os trabalhos de grupo são as mesmas para as quatro províncias e foram elaboradas, previamente, pelo Regional Sul 2 da CNBB, em diálogo com os assessores.

Cada província, a partir da Ação Evangelizadora das dioceses, organizou a assembleia, escolhendo o local e o assessor e convocando os participantes. O Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2 da CNBB definiu os convocados a participar:

Os arcebispos e bispos do Paraná; os padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora; os coordenadores regionais de Pastorais, Movimentos e Organismos; os representantes diocesanos do Sínodo dos Bispos; os seminaristas da etapa da configuração e os seus padres reitores; os coordenadores diocesanos da Liturgia; os coordenadores diocesanos dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão – MESC; os coordenadores diocesanos da Renovação Carismática Católica – RCC; os coordenadores diocesanos de Movimentos de Espiritualidade; os coordenadores diocesanos da Pastoral Catequética; os coordenadores diocesanos dos Grupos Bíblicos; os coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação (PASCOM); os coordenadores diocesanos das escolas de formação; os coordenadores diocesanos dos diáconos permanentes; os coordenadores diocesanos de Pastorais Sociais; os casais coordenadores diocesanos da Pastoral Familiar; os coordenadores diocesanos da Pastoral Juvenil; os coordenadores diocesanos de visitação missionária; os coordenadores do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI); os coordenadores diocesanos das Santas Missões Populares; e cada província ficou livre para escolher outros líderes diocesanos.

No vídeo abaixo, o arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, comenta sobre o tema que será abordado na assembleia:

Local e assessor da 42ª Assembleia do Povo de Deus em cada Província 

A Província de Curitiba, que compreende a Arquidiocese de Curitiba e as Dioceses de Guarapuava, Paranaguá, São José dos Pinhais, União da Vitória e Ponta Grossa, e a Metropolia e a Eparquia Católicas Ucranianas, vai realizar a assembleia no Centro San Juan Diego, em Guarapuava (PR). O início será às 18h de sexta-feira, dia 23 de setembro, e a conclusão será às 19h do sábado, dia 24 de setembro. O assessor será o arcebispo de Curitiba e vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom José Antônio Peruzzo.

A Província de Londrina, que compreende a Arquidiocese de Londrina e as Dioceses de Cornélio Procópio, Apucarana e Jacarezinho, realizará a assembleia durante todo o sábado, 24 de setembro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral Jesus Bom Pastor. O assessor será o arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz.

A Província de Cascavel, que compreende a Arquidiocese de Cascavel e as Dioceses de Foz do Iguaçu, Palmas-Francisco Beltrão e Toledo, realizará a assembleia no Centro Arquidiocesano de Formação “Padre Santo Pelizzer” (CDF), em Cascavel. O início será às 18h de sexta-feira, dia 23 de setembro, e a conclusão será às 19h do sábado, dia 24 de setembro. O assessor será o padre Paulo Adolfo Simões, da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG).

A província de Maringá, que compreende a Arquidiocese de Maringá e as Dioceses de Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí, realizará a assembleia no Centro Diocesano de Formação, em Umuarama, com início no sábado, 24 de setembro, às 8h, e conclusão às 12h de domingo, 25 de setembro. O assessor será o bispo de Campo Mourão, dom Bruno Elizeu Versari.

A Metropolia Católica Ucraniana São João Batista e a Eparquia Católica Imaculada Conceição tem sede, respectivamente, em Curitiba e Prudentópolis, e possuem paróquias nos estados de Santa Catarina e São Paulo.

As conclusões da 42ª Assembleia do Povo de Deus, realizada por províncias, serão homologadas pela presidência do Regional Sul 2 da CNBB em sua próxima reunião, a ser realizada no início de outubro. Toda organização e regulamento da assembleia foi organizada conforme o regimento do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB Regional Sul 2.

Karina de Carvalho
Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.