No dia 15 de setembro, o arcebispo dom Geremias Steinmetz iniciou sua visita pastoral à Paróquia São João Batista de Bela Vista do Paraíso, a 47 km de Londrina. Acompanhado do pároco padre Paulo Henrique Alencar e do diácono Vanderlei Paulino Barreiros, dom Geremias visitou O Lar Belavistense de Promoção Social, APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, hospital, uma enferma da comunidade, almoçou com os padres do Decanato Sertanópolis e à noite celebrou a Santa Missa na Capela São Sebastião, da Vila Gandhi.

Visita ao Lar Belavistense de Promoção Social/Foto: Tiago Queiroz

O primeiro local visitado foi o Lar Belavistense de Promoção Social, uma instituição filantrópica que atende 100 crianças em contra turno escolar. Com 35 anos de atuação, o prédio onde funciona o Lar era o antigo colégio das Irmãs de Santa Maria. Dom Geremias conversou e abençoou os funcionários e às crianças, falou do destaque que Jesus dava aos pequeninos. “Quando queriam impedir as crianças de se aproximarem d’Ele disse: ‘deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino dos céus’”.

Coral Vozes Valentes recebeu o arcebispo na APAE/ Foto: Tiago Queiroz

Em seguida, o arcebispo foi recebido com música na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. O coral Vozes Valentes cantou as boas vindas ao dom Geremias: “como são belos os pés do mensageiro que anunciam a paz… que anunciam o Senhor!” O arcebispo conversou com os funcionários, que apresentaram a realidade da instituição e deu uma bênção especial para alunos e educadores.

Em suas visitas pastorais, dom Geremias sempre faz questão de dedicar um tempo à APAE, uma instituição que preza muito pelo cuidado com a dignidade humana, relata o arcebispo. “A grande mensagem da Igreja é o respeito à dignidade humana, não só na Igreja, mas na sociedade. E a APAE demonstra esse respeito.”

Mesmo que nem todos sejam católicos, dom Geremias falou que aquele é um local privilegiado para testemunhar a fé. Como o fermento, que em pequena quantidade faz crescer toda a massa, assim é a atuação do cristão na sociedade.

Encontro com alunos e professores da APAE/ Foto: Tiago Queiroz
Encontro com autoridades de segurança

Segundo dia de visita

A sexta-feira, 16 de setembro, começou com a visita às Escola Brasílio de Araújo, onde dom Geremias teve uma longa conversa com os professores sobre a realidade educacional no Estado e uma fala com as autoridades de segurança na Delegacia de Polícia. À tarde terá encontro com prefeito, vereadores e as arquitetas responsáveis pelo projeto de reforma da igreja. À noite, o arcebispo dará uma formação às lideranças sobre o documento Desiderio Desideravi do Papa Francisco.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana