Na noite da quarta-feira, 10 de agosto, festa de São Lourenço, diácono e mártir, 17 aspirantes ao diaconato permanente da Escola Santo Estevão da Arquidiocese de Londrina foram admitidos às Ordens Sacras. O rito aconteceu, pela primeira vez, na Paróquia Santo Antônio de Cambé, que está celebrando o Jubileu dos 80 anos de vida, história e missão. Antes da ordenação, os candidatos a diáconos permanentes passam por três ritos: Acolitato, Leitorato e, por último, a Admissão às Ordens Sacras.

A missa foi presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz e concelebrada por 11 padres da Arquidiocese de Londrina e da Diocese de Campo Mourão. Dos 70 diáconos que atuam no território arquidiocesano, a maioria esteve presente. O padre Márcio França, assessor dos diáconos e diretor da Escola Diaconal, conduziu o cerimoniário. Ele lembrou que já são 20 anos de diaconato na Igreja Particular de Londrina e anunciou que os novos diáconos serão ordenados no dia 22 de outubro, na Catedral.

Na homilia, dom Geremias destacou que em 2022, a Igreja de Londrina está vivendo muitos momentos de festa e de alegria. “Ordenamos, recentemente, seis padres, em poucos meses vamos ordenar mais alguns seminaristas e, vocês, 17 diáconos. Não bastasse isso, recebemos o presente de ordenarmos bispo um de nossos padres”, destacou. Monsenhor Marcos José dos Santos, do clero londrinense, nomeado pelo Papa Francisco bispo de Cornélio Procópio (PR), será ordenado no sábado, 13 de agosto, na Catedral de Londrina.

O arcebispo concluiu a pregação salientando que “receber a Sagrada Ordem da Admissão é o momento em que a Igreja acolhe e o candidato manifesta a Deus a vontade de se entregar ao serviço da Igreja”. O diácono é o ministro ordenado para o serviço da Palavra, da caridade e da liturgia, explica o Documento de Aparecida (2007).

O rito teve início com a apresentação dos candidatos e prosseguiu com a consagração ao serviço da Igreja. Após o envio, equipe de celebração, diáconos e aspirantes seguiram em procissão até o pátio da paróquia. Encerrando, houve uma recepção no salão paroquial, oferecida pela paróquia anfitriã.

Os 17 aspirantes ao diaconato permanente que receberam a admissão às ordens sacras são: Adenaldo R. Santos, Amarildo P. Lopes, Anderson S. Okada, Cícero S. Costa, Davi Marana, Ivan M. S. Rodrigues, José A. Oliveira, José H. Cavicchioli, José R. Mantovani, José V. Garcia Júnior, Leandro L. Lobato, Marcos A. Pessarolli, Osmar J. Assis, Paulo R. Amaro, Renato J. Soares, Ronaldo F. Braz, Sidimar L. Pereira.

São atuantes em pastorais de paróquias dos diversos decanatos da Arquidiocese de Londrina.

Local

O pároco, padre Cristiano de Jesus, SAC, explicou que, em ocasiões anteriores, a cerimônia de admissão às ordens sacras foi realizada em outras paróquias e, desta vez, a “escolha se deu em homenagem ao ano jubilar e por conta da igreja ser espaçosa, podendo acomodar bem os candidatos, seus familiares e demais convidados. Além do mais, vários deles são cambeenses”.

Sérgio Marchese
Pascom Paróquia Santo Antônio, Cambé