Missa na Catedral o dia 10 de julho

Missionárias Claretianas promovem intensa programação que marca os 42 anos da morte da Serva de Deus Madre Leônia Milito

Durante o mês de julho, celebrações em toda arquidiocese lembram os 42 anos da morte da Serva de Deus Madre Leônia Milito, ocorrido no dia 22 de julho de 1980. O povo londrinense reza para que Madre Leônia seja a futura santa londrinense, seu processo de beatificação está em andamento no Vaticano. Este ano marca a retomada das grandes celebrações pela morte de Madre Leônia, depois de uma pausa por causa da pandemia.

O ponto alto dessas celebrações será o retorno à tradicional caminhada Madre Leônia, no dia 31 de julho, em sua 7° edição, e terá início às 5h30 da manhã, partindo do Santuário Eucarístico Mariano, com alguns pontos de parada para uma reflexão e a Santa Missa às 9h na Capela Santa Helena, no Jd. João Turquinho, presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz.

O ponto de chegada da caminhada será o local onde Madre Leônia faleceu, em decorrência de um acidente de carro em 22 de julho 1980, na BR-369, próximo a Cambé, onde hoje existe uma Capelinha intitulada Nossa Senhora do Caminho. “Madre Leônia faleceu a caminho, pois ela era uma missionária sempre a caminho, procurando levar em todo lugar a Palavra de Deus. E Deus a colheu na estrada”, explicam as irmãs claretianas.

A chegada é prevista para as 11h30, com um envio missionário, levando para a vida de todo dia, a proteção de Deus por intercessão da serva de Deus Madre Leônia e o empenho de sermos também nós missionários do Evangelho, como ela foi durante toda a sua vida.

O lema escolhido para este ano está em sintonia com a Igreja: Caminhar com Madre Leônia em uma Igreja Sinodal. Tornar-se uma Igreja sinodal significa caminhar juntos/juntas. Abrir-se aos outros, dialogar, refletir e discernir e dar os passos necessários. O caminho se faz caminhando. Madre Leônia sempre caminhou com a Igreja e hoje ela nos convida a participar com fé, esperança, sabedoria e amor. Sabedoria que consiste em responder ao convite do Senhor, deixando-nos conduzir pelo Espírito, em comunhão com os irmãos e com toda a criação, construindo o futuro que é o sonho de Deus para a humanidade.

Tríduo nas paróquias

Toda a Igreja de Londrina está convidada a participar nas paróquias ou rezando em sua própria casa, invocando a intercessão da Serva de Deus e, sobretudo, procurando refletir sobre seus escritos para crescer na vida cristã e missionária. O texto do tríduo foi enviado a todas as paróquias da arquidiocese.

No dia 10 de julho, as missionárias claretianas tiveram a alegria de participar de todas as celebrações na Catedral de Londrina, quando Madre Leônia esteve presente em nossas orações, nas reflexões feitas pelo presidente da celebração, padre Wendel Perre dos Santos, vigário da Catedral, e com os cantos do Coral Madre Leônia na Missa das 10h30. Com as palavras de Deus e de Madre Leônia, fomos convidados a viver na Santidade de vida com Bondade e Alegria.

Próximas celebrações

No Santuário Eucarístico Mariano, em todas as quintas-feiras, celebra-se o tríduo de orações, às 16h, seguido da missa. No domingo, 24, a celebração será às 17h.

Na Capela Mãe da Divina Providência, da Paróquia São Vicente de Paulo, o tríduo está sendo celebrado nos dias 19, 21 (às 19h) e encerra no dia 23 às 17h30.

Madre Leônia

Madre Leônia veio ao Brasil como missionária em 1954 e chegou em Londrina no dia 31 de julho de 1957. Seu processo de beatificação encontra-se em andamento no Vaticano. Madre Leônia tinha convicção profunda que, em comunhão com a Igreja, era possível fazer muitas coisas, mas a principal ação que o Senhor esperava dela e de nós hoje, era a acolhida dos seus dons e graças, a correspondência ao seu amor, santificando-se. Uma santidade, definida em seu diário, que não é senão amor. O amor que o Espírito Santo derramou em seu coração, alimentado pelo próprio Cristo e doado aos irmãos. Isso lhe dava a convicção que: “Ser missionária é ser santa”.

Sobre a Caminhada Madre Leônia

Durante o percurso o grupo contará com carros de apoio, assistência sanitária, banheiros, pessoas voluntárias para prestar ajuda, “tudo o que é necessário para tornar essa caminhada uma bela e profunda experiência de fé”, dizem os organizadores.

Os participantes poderão contar ainda com veículos (carros e ônibus) para trazê-los de volta até o ponto de partida. Quem precisar do serviço deve avisar à organização no momento da inscrição, que deve ser feita pelos seguintes telefones e WhatsApp: (43) 99654-5580 (Ir. Maria do Carmo) ou (43) 99658-2869 (Ir. Zenaide).

Beatificação de Madre Leônia

Peçamos juntos pela beatificação da Serva de Deus Madre Leônia. Seja você também um divulgador desta causa! Rezemos também pela Congregação das Missionárias Claretianas que seguem o mesmo ideal missionário da fundadora Madre Leônia e hoje estão em 17 países, nos cinco continentes, levando uma palavra de vida e de esperança e, sobretudo, servindo os mais necessitados, pois seu desejo era servir os pobres mais pobres.

Madre Leônia viveu na atual Casa da Memória, hoje museu, um lugar muito importante para a história da congregação e de Londrina que é aberta para visitação e para oração. Se você não conhece agende um horário com sua família: (43) 99654-5580 (Ir. Maria do Carmo) ou (43) 99658-2869 (Ir. Zenaide). Venha com seus amigos ou seu grupo paroquial neste mês dedicado a ela!

Congregação das Missionárias de Santo Antonio Maria Claret – Missionárias Claretianas

Fotos: Renilson Guimarães