Nos dias 25 a 29 de abril, o episcopado brasileiro participou da primeira parte da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Este encontro foi sinal e instrumento de colegialidade, do afeto episcopal e da busca de comunhão entre as Igrejas particulares do país, especialmente no âmbito da ação evangelizadora.

Dias de uma escuta atenta sobre a realidade da Igreja no Brasil. Escutar os desafios novos da Igreja diante dos efeitos da pandemia. E a colegialidade vivida nesses dias significa necessariamente trabalhar como corpo, ou seja, de forma mais integrada, uma forte prática do Concílio Vaticano II. Também é forte a lembrança de que estamos a 15 anos do Documento de Aparecida que apresenta a necessidade de uma conversão pastoral que forma e melhora o seguimento da pessoa de Jesus Cristo, formando discípulos e missionários.

Nessa entrevista dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria, diz que a realidade está fragmentada, mas a pastoral não pode estar assim. Tudo está integrado na comunidade eclesial missionária. “As atividades pastorais devem favorecer a experiência da fé na comunidade. E assim formar discípulos missionários diante de uma realidade diluída em valores. Ou seja, anunciar Jesus Cristo nessa realidade plural sem ser reconhecido como tal”. Os cristãos estão integrados no mundo mas se distinguem porque seguem o Evangelho, complementa dom Leomar.

Confira essa importante entrevista que nos ajuda entender o longo caminho pastoral que temos pela frente para fortalecer as comunidades eclesiais missionárias a fim de que todos possam viver afetivamente sua fé e crescer na solidariedade com os irmãos.

PASCOM Arquidiocesana