A Arquidiocese de Londrina foi convidada a participar nessa quarta-feira, dia 4 de maio, da entrevista com a reitora recém-eleita da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Favaro, e o vice-reitor Airton Petris, promovida pela Alumni UEL (Associação de Ex-Alunos da Universidade Estadual de Londrina) sobre os impactos da UEL além dos muros da universidade, na vida política, econômica e social de Londrina e região.

O arcebispo dom Geremias Steinmetz enviou uma pergunta feita aos novos reitora e vice-reitor em transmissão ao vivo pela página da associação. Em sua questão, o arcebispo recordou a relação da Igreja Católica com a UEL desde a fundação desta e indagou sobre o espaço das diversas manifestações religiosas no interior da universidade: “Considerando que o início da Universidade Estadual de Londrina está muito ligado à Igreja Católica, sendo inclusive a Faculdade de Odontologia instalada em espaço cedido por dom Geraldo Fernandes na Catedral de Londrina; no olhar dos senhores, a noção de universidade laica realmente exclui iniciativas religiosas de alunos, professores e funcionários no interior da universidade como do Movimento Universidades Renovadas, da Igreja Católica, ou existe a possibilidade de reconhê-las como auxiliares de uma formação integral e voluntária dos discentes?”

Confira a resposta da reitora Marta e vice Airton.