Nesta Terça-feira Santa, dia 12 de abril, a arquidiocese celebrou a Missa dos Santos Óleos, presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz e concelebrada pelos padres, na Catedral, Igreja mãe da arquidiocese. A missa contou também com a presença de coordenadores e membros do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) de todas as comunidades da Igreja de Londrina. A celebração marca o processo sinodal que a Igreja vive neste ano, caminhar juntos.

Dom Geremias consagrando o Óleo do Crisma (Foto Terumi Sakai)

Dom Geremias explicou que a Missa dos Santos Óleos tem um caráter fundamentalmente pastoral, evidenciado pelo Concílio Vaticano II. “Assim evidencia a presença maciça do Povo de deus, razão de ser da Igreja e de todo o esforço missionário e evangelizador”, falou dom Geremias na homilia.

Também chamada de Missa Crismal, é nesta celebração que são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do Crisma que serão usado nos sacramentos durante todo o próximo ano. Com o clero reunido em torno do bispo, os padres renovam também as suas promessas sacerdotais professadas no dia da ordenação, fazendo dessa missa também a Missa da Unidade.

Abrindo as celebrações da Semana Santa, a Missa dos Santos Óleos é um marco fundamental para a Igreja, explicou o coordenador da Ação Evangelizadora, padre Alexandre Alves Filho. “O bispo com o seu presbitério reunido marca esta Semana Santa, depois de tantas restrições, e ainda não podendo usar o Ginásio Moringão, aqui nos reunimos nesta noite, como uma Igreja Sinodal, que quer caminhar junto, em comunhão, na participação e na missão.” Até 2019, a missa era realizada no Ginásio de Esportes Moringão, reunindo cerca de 10 mil fiéis das 15 cidades que compõem a arquidiocese. Desde 2020, é realizada na Catedral, devido à pandemia e à reforma do ginásio.

Depois da homilia, todos os padres, em pé, renovaram as suas promessas sacerdotais, renovando o compromisso com Deus. “Nesta missa manifestam-se o mistério do sacerdócio de Cristo, participado pelos ministros constituídos em cada local, que renovam seu compromisso ao serviço do Povo de Deus”, explicou dom Geremias.

Em seguida o arcebispo, cercado pelos padres, abençoou o óleo dos enfermos e dos catecúmenos e consagrou o óleo do Crisma, que serão usados nos diversos sacramentos pelas comunidades durante o ano. O óleo do Crisma é o único misturado com perfumes e sobre o qual o arcebispo assopra, significando o dom do Espírito Santo. “Através de uma realidade terrena já transformada pelo trabalho do homem (o óleo) e de um gesto simples e familiar (a unção), exprime-se a riqueza da nova existência em Cristo, que o Espírito continua a transmitir à Igreja até o fim dos tempos”, destaca o arcebispo.

Após da bênção dos óleos, os representantes de cada CPP, padre, diácono e consagrados, formaram um caminho de velas no corredor central da Catedral, simbolizando a unidade, comunhão e missão de uma Igreja sinodal, seguido de um momento de oração pela paz no mundo. Depois disso, o arcebispo, com a Palavra de Deus, colocou uma vela na árvore sinodal, seguido das lideranças que pouco a pouco, deixaram a árvore iluminada.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana

Assista a Missa dos Santos Óleos:

Fotos: Terumi Sakai