A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina promoveu, no dia 9 de abril, sua Reunião Arquidiocesana, com representantes e agentes paroquiais e arquidiocesanos da Pascom. O encontro é o primeiro presencial depois de mais de dois anos de pandemia e com a nova coordenação, composta por Gustavo Bonatti, coordenador, e Marilene Maria de Souza, vice. Estiveram presentes quase 50 pessoas, tanto novos agentes ou que estão iniciando o trabalho de Pascom nas paróquias, quanto pessoas que já tem um trabalho de anos na Pascom. Além do alinhamento de questões pastorais, a reunião apresentou aos agentes algumas ações da Pascom Arquidiocesana.

A primeira delas é o lançamento do novo site, disponível no link: arquidioceselondrina.com.br, que está com layout atualizado e traz novas possibilidades de conectividade com relação ao site anterior, oferecendo acesso simplificado, com destaque para notícias, eventos e vídeos, além das informações institucionais da arquidiocese.
Foi apresentada também a nova configuração da Revista Comunidade, revista oficial da arquidiocese, que volta a ser impressa após dois anos apenas com edições on-line. A revista ganha novo projeto gráfico e editorial e também uma novidade, a possibilidade dos leitores receberam a edição em casa, por meio de assinaturas.

Hoje, a Revista Comunidade é distribuída para as paróquias, onde os fiéis que desejam podem lê-la. Com a assinatura, aqueles que quiserem receberão a publicação em casa por um valor que ajudará nos custos da impressão e correio. Para realizar as assinaturas a equipe editorial contará com o apoio dos coordenadores paroquiais da Pascom, responsáveis pela divulgação nas comunidades.

O assessor eclesiástico da Pascom, padre Dirceu Junior dos Reis, falou também sobre duas produções audiovisuais arquidiocesanas, pedindo sugestões e feedbacks aos presentes. A primeira, Arquidiocese Entrevista, é um programa de entrevista, que já completou um ano em fevereiro, que visa apresentar personalidades, realidades e temas ligados à evangelização da Igreja de Londrina.

A segunda é o Assunto Pastoral, um podcast com o arcebispo dom Geremias Steinmetz, ainda em fase de estruturação, com o objetivo de debater temas importantes para a Igreja e para a vida pastoral da arquidiocese. Em fevereiro, foi ao ar o primeiro podcast, em formato experimental. A produção será continuada nos próximos meses.

Padre Dirceu também refletiu com os agentes sobre a importância de se viver uma espiritualidade do comunicador, já que a ação da Pascom não é simplesmente técnica, mas uma realização pastoral de fato, que objetiva a evangelização. “Somos uma pastoral e não um serviço”, destacou padre Dirceu.

Ao fim da reunião, os coordenadores se colocaram à disposição dos agentes para orientações e formações nas paróquias.

Pascom Arquidocesana

Fotos: Guto Honjo