Congregações Pastorais, Movimentos e Organismos Útimas Notícias

Um novo sacerdote londrinense

#Compartilhe

Gabriel Oberle, do Instituto dos Padres de Schoenstatt, será ordenado padre por dom Geremias Steinmetz no sábado (1º)

 

2022 começa com uma boa notícia para a comunidade católica de Londrina. Pela imposição das mãos do arcebispo dom Geremias Steinmetez, o jovem Gabriel Oberle, 34 anos, será ordenado sacerdote neste sábado (1º). A celebração realiza-se às 10h30, na Catedral Metropolitana, durante a solene missa dedicada a Santa Maria, Mãe de Deus. Ele pertence ao Instituto Secular Padres de Schoenstatt.

 

Nascido em Londrina, Gabriel sempre foi muito atuante em sua paróquia, a Cristo Redentor, no Jardim Piza, zona sul, integrando várias pastorais (Catequese, Liturgia, Pascom, Grupo de Jovens) e o Movimento de Schoenstatt. Em seus trabalhos pastorais, ele diz que sempre se sentiu chamado à vida sacerdotal, mas a decisão ocorreu quando concluía o curso de jornalismo, na UEL (Universidade Estadual de Londrina), em 2011. Os pais Miriam e Edmundo Oberle, mais o irmão Edmur, também muito atuantes na comunidade paroquial, não se surpreenderam quando revelou sua decisão por entrar para o seminário, mesmo acreditando que ele fosse atuar como jornalista. Gabriel conta que nunca lhe faltou o apoio e incentivo dos familiares durante seu período de formação e agora não escondem a alegria por sua ordenação.

 

Como lema de sua vida sacerdotal, ele escolheu a frase “Vosso é o Reino, o Poder e a Glória” (I Crônicas 29, 11) por entender que Jesus é o filho de Deus que, mesmo tendo o Reino, o Poder e a Glória, se fez homem para estar junto às pessoas como um deles. Essa proximidade de Jesus com a humanidade também inspirou na escolha por seu símbolo pessoal, que traz bordado em sua primeira estola. “Jesus está sentado no barco anunciando o Reino (Lc 5,1ss) de um modo muito natural. Assim vejo Jesus: aquele que nos leva a Deus de um modo natural, simples, amigo”, diz.

 

Além da decisão pelo sacerdócio, Gabriel conta que sua participação em grupos da igreja contribuiu também na escolha da comunidade religiosa que gostaria de atuar. Em 2008, após selar sua Aliança de Amor com Maria e participar mais ativamente com os jovens do Movimento de Schoenstatt, obteve as respostas que procurava. “Em Schoenstatt, o tema dos vínculos pessoais contribuiu para que eu me encontrasse com Jesus e com Maria de um modo mais natural”, resume.

 

As experiências vivenciadas em várias missões levando a Palavra de Deus a muitas pessoas, junto com o vínculo ao mesmo Santuário, também foram importantes na escolha do carisma religioso que abraçaria. “Fiz um acompanhamento vocacional e espiritual para postular-me ao noviciado durante o ano de 2011. Em março de 2012 comecei o noviciado no Paraguai”.

 

Em entrevista recente publicada no site nacional do Movimento de Schoenstatt, Gabriel expressa sua alegria por tornar-se sacerdote: “Acredito que vale a pena aceitar a escolha que Deus tem para nós. Nossa vida está nas mãos d’Ele, basta que reconheçamos isso. Deus me chamou ao sacerdócio para que eu tenha a felicidade de levar Cristo a mais pessoas. Eu só aceitei esse chamado.”

 

Após a ordenação, Gabriel irá realizar suas experiências sacerdotais como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Jaraguá, em São Paulo (SP), onde está desde sua ordenação diaconal, realizada no último mês de julho.

 

A primeira missa do novo sacerdote Gabriel Oberle, será no domingo (2), às 9h30 na sua paróquia de origem, a Cristo Redentor (Rua Braga, 99, Jardim Piza, Londrina). O convite tanto para a ordenação como para a primeira missa é dirigido a todos os católicos de Londrina.

 

Célia Guerra
Pascom Arquidiocesana

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *