Na noite de segunda-feira, 30 de agosto, o arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu a Santa Missa de encerramento do Mês Vocacional, na Paróquia São José Operário, Decanato Oeste. A Celebração Eucarística foi concelebrada pelo padre Oscar Londoño, reitor do Seminário Propedêutico, pelo frei Gentil Minatti Junior, OCD, e pelo padre Dirceu Júnior dos Reis, pároco da Paróquia São José Operário. A missa também contou com a presença de diáconos, religiosos e religiosas e seminaristas da arquidiocese.

Em sua homilia o arcebispo destacou a necessidade dos jovens se abrirem para a pessoa de Jesus e o convite que Ele não cansa de fazer. “Cristo vive, Ele nos salva e também nos envia. Quando o Senhor chama, Ele também capacita os escolhidos. Essa grande verdade faz com que os jovens se apaixonem pela Verdade da nossa fé. Ao mesmo tempo estar na Paróquia São José Operário é uma grande oportunidade de entendermos ainda mais o significado deste Ano de São José. José abriu generosamente o seu coração a Deus e foi obediente. Como nos diz o Papa Francisco: ‘todos nós nos identificamos de alguma forma com São José’. Ele é modelo de vida para todos nós”, disse dom Geremias.

Segundo o arcebispo para ser vocacionado é preciso ter São José como modelo de obediência, de ternura e de coragem criativa. “Dizer sim para Jesus Cristo é para jovens, homens e mulheres corajosas”, acrescentou. Ao final da celebração a coordenadora paroquial de liturgia, Isabel Angelo, expressou palavras de gratidão pela presença de testemunho dos padres, dos diáconos, religiosos e dos seminaristas e também expressou o compromisso da Paróquia São José Operário em rezar sempre pelas vocações na Igreja.

Mês Vocacional
Durante o mês de agosto, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) organizou uma intensa programação. A cada sexta-feira, uma live abordou as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e laical. No dia 22, os seminaristas peregrinaram ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, Decanato Leste, e no dia 26, a Hora Santa no Santuário Eucarístico Mariano rezou pelas vocações.

Seminaristas das várias etapas formativas também lançaram o clipe da música A Barca, do padre Zezinho, com o objetivo de animar vocações ao ministério ordenado.

Pascom Arquidiocesana

Foto de destaque: Guto Honjo