#Compartilhe

Encontros on-line serão nos dias que antecedem a festa do santo de Assis: 28, 29 e 30 de setembro e 1 de outubro

 

Para celebrar a memória de São Francisco de Assis, no dia 4 de outubro, a Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi promove o curso São Francisco peregrino: Fé, arte e cultura no berço do franciscanismo. Serão quatro encontros, ministrados pelo frei franciscano Sidney Damasio Machado, OFMCap, em que se fará uma espécie de visita guiada aos lugares, vales e conventos por onde Francisco passou e que até hoje guardam sinais da sua presença: Uma noite em Assis e seus arredores, berço do franciscanismo; uma noite no extraordinário Vale de Rieti, no qual está localizado, por exemplo, o Convento de Greccio, onde Francisco montou o primeiro presépio da história; e uma noite no Monte Alverne, local da experiência mística mais elevada de Francisco.  A primeira noite de curso, 28/9, tem como tema: “Francesco, il più italiano dei santi”: Francisco, o mais italiano dos santos, e será ministrada em italiano.

 

Segundo o frei, esses locais percorridos pelo curso representam Francisco porque, primeiro de tudo, ele esteve ali, mas também porque testemunham a tradição de presença franciscana. “Peregrinos, por séculos, viajam até esses lugares para perceber algo do carisma de Francisco, da sua espiritualidade, da sua mística, daquilo que ele viveu, tanto em relação com Deus, quanto na sua intimidade com as pessoas dos lugares onde ele passava.” Francisco também tinha um apreço muito grande pelas montanhas, os lugares elevados onde se pode ter uma visão privilegiada dos vales, que o ajudam a rezar e o colocam em contemplação, em comunhão com Deus.

 

São Francisco de Assis

Com seu jeito, o santo realizou em sua vida o pleno seguimento de Cristo, e por meio do seguimento, “chegou a ser uma pessoa profundamente integrada do ponto de vista afetivo, do ponto de vista social, do ponto de vista humano em geral, de tal modo que acabou ultrapassando, digamos assim, as fronteiras da própria Igreja e se tornando um personagem universal”, ressalta o frei.

 

Segundo ele, o Papa Francisco, ao assumir o nome desse santo cheio de carisma, propõe também para toda Igreja esse modo de ser: “simples, fraterno, ao mesmo tempo humano, gentil, cordial, próprio de Francisco de Assis de se colocar em relação com as pessoas, se colocar em relação com a natureza e em relação com Deus, de tal modo que em Francisco nós temos um dos melhores exemplos de seguimento de Jesus Cristo e de vida cristã e de quanto os valores cristãos são profundamente humanos e elevam o ser humano a uma estatura altíssima.”

 

Integração com a natureza

Provavelmente a primeira imagem que vem à mente quando se fala de São Francisco é aquela do santo em meio à natureza, rodeado de pássaros e outros animais. Esta é apenas uma parte de sua espiritualidade, explica o frei. Como ele estava em plena comunhão com a natureza, sentia-se parte da criação e dialogava com os animais e com as plantas. “Mas digamos que é uma parte pequena. Reduzir Francisco ao aspecto puramente ecológico seria subestimar a sua personalidade.”

 

Francisco era um homem muito à frente de seu tempo. “Por exemplo, no tempo das cruzadas, chegou a ir ao encontro do sultão, para conversar, dialogar e encontrou no sultão, um amigo, de tal maneira que em Assis até hoje são conservados os presentes que ele recebeu do sultão. No tempo em que os cristãos estavam empenhados em guerras, Francisco é o homem do diálogo e da paz.”

 

A personalidade que extrapola o alcance cristão levou Francisco a ser apontado, pela Revista Time, como o homem do milênio, a personalidade que representa o ocidente do segundo milênio. “É preciso ampliar os nossos horizontes e perceber que essa fama imensa de Francisco é bem fundada, é justificada pelo seu modo de ser e proceder”, enfatiza.

 

A mística

Do ponto de vista da espiritualidade, São Francisco de Assis é um grande místico. Pelos seus escritos, numericamente poucos, mas de muita profundidade, percebe-se que o santo tinha grande intimidade com Deus, destaca o frei. “Então ele traz esta comunhão com Deus, toda uma forma de ser, de se colocar no mundo que é transformadora”, observa. “Francisco nos ensina a sermos seres humanos mais integrados, mais plenos, capazes de perdoar, capazes de dialogar, capazes de estabelecer relações fraternas.”

 

Frei Sidney destaca também que Francisco de Assis é extremamente atual: um homem que amava cantar, que amava poesia, teatro, arte, cultura, estar em contato com a natureza e com as pessoas. “E que era capaz de tirar algo positivo até das situações mais adversas, é um personagem cuja vida é revestida de uma atualidade incrível. Muito à frente do seu tempo, ele continua a ser uma luz pela sua mansidão, pelo seu desejo de paz, pela sua integração pessoal e pela paixão com que ele passou por esta terra, como um meteoro, viveu 46 anos, mas se queimou, ou seja, se entregou, se desgastou completamente no serviço a Deus e aos outros. Então o seu testemunho de vida é o testemunho de uma vida plena, totalmente realizada, não sem desencontros, não sem sofrimentos, não sem contrariedades, mas cheio de significado e cheia de sentido”, conclui.

 

Frei Sidney

Frei Sidney, OFMCap, dedica-se à pesquisa e cursos sobre arte sacra, espiritualidade e iconografia cristã. Entre 2004 e 2019 viveu na Itália, onde frequentou cursos de iconografia e arqueologia cristã e foi Secretário Geral de Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (2007/2012). Lecionou na Pontifícia Universidade Antonianum e desde 2018 é professor convidado do Pontifício Ateneu Santo Anselmo de Roma, na pós-graduação. Desde 2008 é professor convidado do Instituto de Espiritualidade Franciscana de Madrid.

 

Serviço

Curso São Francisco peregrino: Fé, arte e cultura no berço do franciscanismo

Ministrado pelo frei Sidney Damasio Machado, OFMCap

Data: 28/9, 29/9, 30/9 e 1/10

Curso on-line

Investimento:

R$ 80,00 para associados I Bravissimi / R$ 160,00 não associados

As aulas serão gravadas e posteriormente disponibilizadas aos alunos.

Informações e inscrições:

(43) 99957-7031 (WhatsApp)

https://www.ibravissimilondrina.org/ 

 

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.