No último domingo, 22 de agosto, foi realizada a peregrinação anual dos seminaristas da Arquidiocese de Londrina ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova. Desde o tempo do episcopado de dom Orlando Brandes, a peregrinação ocorre durante o mês vocacional na intenção de agradecer à Senhora Aparecida por cuidar dessas vocações, pedir graças para perseverar respondendo ao chamado feito por Cristo e rogar à Mãe de Deus, Toda Santa, que interceda por novas vocações para nossa Igreja Particular.

O encontro contou com a participação de quase a totalidade dos seminaristas, estando presentes os que se encontram na etapa inicial (Propedêutico), os já seminaristas maiores da etapa discipular (Filosofia) e os da etapa da Configuração (Teologia). Também estiveram presentes quatro dos seminaristas que estão concluindo o seu ano de Síntese Pastoral.

A programação da romaria iniciou com a récita do terço pelas vocações, seguida da celebração da Eucaristia presidida pelo diretor espiritual dos seminários padre Valdomiro Rodrigues da Silva e concelebrada pelo reitor do Seminário Maior Teológico São Paulo VI, padre Paulo Henrique Rorato. Os diáconos permanentes Geraldo Luiz de Souza e Givan José Ferreira dos Santos se fizeram presentes, ambos são professores e colaboram diretamente com a dimensão intelectual dos seminaristas em duas das etapas formativas, a saber, Propedêutico e Teologia.

Na homilia, padre Valdomiro enfatizou que todos os cristãos leigos devem corajosamente dar o seu sim a Cristo, assim como os seminaristas que procuram corresponder dia a dia ao apelo do Senhor que os chamou e, embora tenham dificuldades, “a confiança naquele que chama é maior. A confiança e a segurança naquele que nos convida é maior”. Portanto, “a quem iremos, Senhor? Tu tens Palavra de vida eterna” (Jo. 6,69).

Rezemos por todas as vocações, em especial pelos seminaristas da arquidiocese, para que mantenham seus olhos fitos no Senhor que lhes chamou.

“Enviai, Senhor, operários para a vossa messe! Pois a messe é grande e poucos são os operários. Amém”.

Equipe Arquidiocesana SAV Londrina