Caros irmãos e irmãs!

Com sua antiquíssima Tradição, nossa Igreja possui inumeráveis riquezas. Nós somos convidados a descobrir os tesouros da fé que têm sustentado tantos homens e mulheres ao longo da história.

O Papa Francisco recorda que “a devoção ao Coração de Jesus une os grandes mestres espirituais e as pessoas simples do povo de Deus”. Quando olhamos o coração ferido de Jesus nós somos desarmados. Sua entrega nos ajuda a dar sentido à nossa. Contemplar o coração de Jesus traspassado nos dá ânimo para lhe entregar nossas feridas e, ao mesmo tempo, nos aproximar das feridas dos irmãos que estão ao nosso lado.

O livro dos Atos dos Apóstolos afirma que “a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais” (At 12,24). Essa palavra não é letra num papel, nem versos bonitos que foram compartilhados, mas a proclamação do amor sem limites de Deus por nós. Ele que sofreu, morreu e ressuscitou.

Somente renovando nossa confiança em Jesus podemos superar o desencanto que invade tantos lares. Se não trouxermos o seu nome e a sua palavra nos nossos lábios e corações, eles acabarão sendo tomados pelo medo e a agitação. Proclamemos com entusiasmo que Jesus é o Senhor. Invoquemos o nome de Jesus e creiamos no poder do seu sangue derramado.

“No mundo tereis muitas tribulações, mas tende coragem eu venci o mundo” (Jo 16,33). Todos os dias enfrentamos lutas e perigos. Há momentos em que a luz parece ceder lugar às trevas. Diante da escuridão, alguns poderiam acender uma lanterna, mas nós descobrimos que podemos mais: diante do coração de Jesus podemos acender a luz da fé que nos livra dos enganos e armadilhas.
Convidamos cada um a beber nessa fonte da espiritualidade cristã e a crescer nessa tão frutuosa devoção. Para tanto, sugerimos que se leia a Encíclica Hauriens Aqua do Papa Pio XII e rezem a oração do Oferecimento Diário propagada pelo Apostolado da Oração.
Deus abençoe todas as comunidades que têm realizado a celebração, na primeira sexta-feira do mês, dedicada ao Sagrado Coração, e a todos os fiéis que delas participam.

Sagrado Coração de Jesus, eu Confio em vós.

Oração do Oferecimento Diário
Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo.
Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunha do teu amor: Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês…

Padre Paulo Alencar
Assessor do Apostolado da Oração