Com todas as medidas de prevenção e segurança contra a Covid-19, no dia 10 de fevereiro, a Paróquia São Sebastião e as Capelas Nossa Senhora Aparecida e São Pedro, Decanato Norte, celebraram a posse do padre Jorge Pereira de Melo. A Santa Missa presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz contou com a presença dos padres Altair Manieri, Alessandro Zanchi SX, Camilo Didoné SX, diáconos Paulo Sérgio Ferraz Arruda e Genésio Mendes, ministros extraordinários e leigos das comunidades. O padre Jorge dará continuidade aos trabalhos de pároco realizado até então pelo padre Claudinei Ricardo Rosa, que permaneceu por vários anos.

O padre Altair fez a leitura da nomeação de ofício de pároco, que designa o padre Jorge para trabalhar na paróquia por cinco anos para ensinar o evangelho, ministrar os sacramentos e conduzir os fiéis para o caminho da salvação. As comunidades, representadas pela paroquiana Sara Cristiana, entregaram a estola ao Padre Jorge. “Ela é um símbolo na vida dos padres e dos bispos de poder da fé, poder sagrado, levar para a vida das pessoas a salvação de Deus. O poder é de serviço e não poder de domínio”, explica dom Geremias.

Com esse poder sagrado reafirma o papel de guardião, sentinela da fé que aproxima as pessoas de Deus. Nesse propósito a paroquiana Sandra Cristina entregou as chaves dos sacrários das três comunidades para o padre Jorge. Ele, o guardião da fé, o responsável pelo anúncio da Palavra de Deus, ao receber as chaves fez um momento de adoração e entrega ao Santíssimo Sacramento.

Ao final da Celebração Eucarística o padre Altair Manieri fez a leitura da Ata de Posse do padre Jorge assinada por dom Geremias. Padre Jorge recebeu as palavras da paroquiana Mariléia Cardoso, que, em nome das comunidades, agradece ao seu pronto atendimento ao chamado para a missão, deseja-lhe as boas vindas e manifesta a alegria e gratidão das comunidades que o recebem de braços abertos. Padre Jorge é acolhido pela equipe de música com a canção do Pe. Joãozinho “Sacerdote para sempre”, que diz “Homem de Deus, Escolhido entre as nações”.

As primeiras palavras de padre Jorge manifestaram a alegria em iniciar uma caminhada na Paróquia São Sebastião e Capelas N. S. Aparecida e São Pedro, como a própria canção diz que somos “um povo sacerdotal em Cristo Jesus” e “Profetas a serviço do Reino do Senhor”, explica padre Jorge com suas próprias palavras. Ele estendeu os agradecimentos aos visitantes representantes das comunidades N. S. Aparecida do Km 9, N. S. Fátima de Maravilha, N. S. do Carmo (sua primeira paróquia), Bela Vista do Paraíso, padre Altair (Paróquia Santa Cruz – Decanato Norte), Vila Nova e Vila Recreio.

O XVII Plano Arquidiocesano de Ação Evangelizadora diz que o sonho da Igreja de Londrina é formar “comunidades de comunidades”, fortalecer as comunidades a serviço do Evangelho e a serviço do Reino de Deus, explica padre Jorge. Ele manifestou a sua preocupação com o atual momento, enfatizando a responsabilidade de cada cristão em proteger a quem amamos, o nosso ato de amor está refletido nas medidas de segurança e combate à Covid-19, com uso da máscara, higienização e distanciamento social. O padre finalizou seu discurso reiterando os agradecimentos às comunidades, aos padres, ao dom Geremias e aos leigos e leigas pela receptividade e confiança.

Pascom Paroquial

Fotos: Douglas Estevam