A Paróquia Nossa Senhora da Paz, de Ibiporã, recebeu, no último domingo (7), seu novo pároco, padre José Luís Primão, que substitui André Luis de Oliveira, transferido para a Paróquia Cristo Redentor. A missa foi presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, que deu posse ao sacerdote. A celebração ainda contou com a participação da comunidade, padres da arquidiocese, seminaristas, lideranças locais e respeitou todas as medidas de prevenção e segurança contra a Covid-19.

Em sua primeira fala como novo pároco, Primão destacou o desejo de trabalhar em três dimensões, abrangendo toda a comunidade nesta proposta. “Primeiro proponho rezar: pessoalmente, pela família, amigo, vizinho, seminaristas. Se não rezamos, nos limitamos a ‘latas vazias’, que fazem barulho hoje e amanhã estão esquecidas. Segundo ponto, formação: pessoal, da Bíblia, catecismo e, depois, comunitária. Terceiro é evangelização e a partir disso cuidar dos pobres”, elencou.

Padre José Luís Primão ganhou uma estola das mãos de uma paroquiana. “A estola é sinal na vida do presbítero e da Igreja. É sinal de um poder, não qualquer, mas um poder salvífico. No uso dessa estola, o padre coloca nas mãos da comunidade a salvação que brota da Cruz de nosso Senhor, por meio da eucaristia, dos batismos, crismas, da unção dos enfermos, matrimônios”, explicou dom Geremias. O sacerdote também recebeu a chave do sacrário. “É a presença maior da nossa fé: Jesus Eucarístico”, acrescentou o arcebispo.

Em nome de toda a comunidade, o diácono Hélder José Freiria leu uma homenagem ao novo pároco, ressaltando que os fiéis o recebem com otimismo e expectativa “A partir de agora o senhor fará parte de cada família, compartilhando sofrimentos e alegrias, cuidará de nós como pastor que cuida e conhece cada ovelha de seu rebanho. Se apresentará a Deus em nosso nome. Que possa nos ensinar a perdoar, consolar e abençoar. Sabemos que vai conquistar e ser conquistado por nossa paróquia”.

O termo e a ata de posse foram lidos pelo padre Marcelo Gomes dos Santos, responsável pela Paróquia Nossa Senhora das Graças, Decanato Centro.

Pedro Marconi
Pascom paroquial