Útimas Notícias

Igreja Nossa Senhora do Silêncio receberá a presença de dom Geremias para bênção especial

 

No próximo dia 26 de setembro, a comunidade Nossa Senhora do Silêncio, administrada pelos padres da Pequena Missão para Surdos, irá receber a presença do arcebispo de Londrina, dom Geremias Steimetz, para uma benção solene que marcará oficialmente a abertura do templo para os fiéis.

 

A Pequena Missão para Surdos chegou a Londrina no ano de 1984, mas só agora foi possível concretizar o antigo sonho de ter um lugar apropriado para as celebrações com a comunidade. Até então, as missas eram realizadas na garagem do seminário, que fica a poucos metros de onde a igreja está localizada.

 

Foram seis anos desde os primeiros esboços até o que se pode ver hoje. Os poucos detalhes que restam a serem feitos não comprometem a beleza do lugar. Com um carisma especialmente voltado para os surdos, os padres construíram um ambiente que preserva detalhes importantes para essa identidade, a fachada espelhada e o concreto, por exemplo, possuem um significado profundo.

 

Luiggi Guanezzi, responsável pela arquitetura da igreja, destaca uma característica que foi essencial para o início do projeto: a pessoa é surda e está buscando seu crescimento espiritual. Pensando nisso, o arquiteto resolveu trabalhar com duas “massas bem definidas”, o vidro e o concreto. “O vidro, usado na fachada, é a leveza, a porta de entrada, aquela que atrai para dentro. E, ao entrar, no interior, temos o concreto, que é a massa bruta e simboliza a introspecção, o lado espiritual. Com este conceito, a arquitetura também leva a experiência da vida do surdo, que possui a limitação auditiva, mas que expande o seu sentido espiritual”, explica.

 

Já no que se refere à espiritualidade, a comunidade Nossa Senhora do Silêncio vive um novo tempo de graça, como explica o padre Heriberto Mossato.

 

“Nossa congregação tem mais de 100 anos e desde o seu início nosso fundador, padre José Gualandi, soube confiar e esperar em Deus realizando sua missão entre os surdos. Hoje somos nós que nos abandonamos em Deus e o resultado disso é o que podemos ver hoje, uma igreja construída e uma comunidade atuante”, comenta o padre.

 

A Igreja Nossa Senhora do Silêncio está localizada na rua Comandante Carlos Alberto, 222, no Jardim Caravelle e pode ser visitada de segunda a quinta-feira das 9h às 17h. Nas sextas acontecem as confissões que podem ser agendadas pelo telefone (43) 3337-6625. Surdos podem agendar pelas redes sociais.

 

A celebração da bênção solene tem início às 19h e será transmitida pela página Nossa Senhora do Silêncio, no Facebook. O oratório também está no instagram: @oratorionossasenhoradosilencio.

 

Jordino Souza
Oratório do Silêncio

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *