Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o arcebispo dom Geremias e o pároco padre Rodolfo apresentaram a programação da festa

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Londrina, na Vila Nova, Decanato Leste, já está preparando a festa da padroeira do Brasil para o dia 12 de outubro, que será diferente de todos os outros vivenciados anteriormente. A pandemia do coronavírus impôs restrições de participação e de atividades, mas, nem por isso, os católicos do Paraná, de Londrina e região deixarão de celebrar as festividades dedicadas a Nossa Senhora Aparecida. Além do arcebispo de Londrina dom Geremias Steinmetz, outros dois bispos já foram confirmados: dom Manoel João Francisco, de Cornélio Procópio, e dom Antônio Braz Benevente, de Jacarezinho.

“Este ano a festa será diferente, com muita fé e esperança. Vamos dedicar nossas orações às pessoas e famílias que foram afetadas pela Covid-19 e aos profissionais de saúde, que são grandes heróis nessa pandemia”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz. O tema em 2020 é “Mãe Aparecida – Intercessora da Saúde”, justamente para homenagear quem trabalha de forma intensa pela saúde das pessoas, além, é claro de rezar pela saúde de todo o povo. Profissionais de serviços, entidades e instituições ligadas à saúde participarão da tradicional novena, que ocorre entre 2 e 10 de outubro.

No dia 11 de outubro, véspera da festa da padroeira, haverá uma carreata com a bênção dos carros e das famílias, saindo da paróquia Jesus Cristo Libertador, no Conjunto Maria Cecília, zona norte de Londrina, a partir das 9h, com chegada ao Santuário. A bênção será lá. “Em vez de procissões, vamos aproveitar a carreata para abençoar as pessoas”, ressalta o padre Rodolfo.  Quem conduzirá essa carreata será o padre Luiz Carlos Senigália, pároco da Paróquia Jesus Cristo Libertador.

E no dia 12 de outubro, serão sete missas ao longo do dia, respeitando o intervalo entre cada celebração para higienização dos bancos e da igreja, além de todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde, como uso obrigatório de máscaras e álcool em gel disponível no ambiente. “Será um dia de celebrações diferentes, adaptadas à nova realidade. Nossa ideia é que o Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina seja referência para toda a região”, diz o sacerdote.

Por conta do coronavírus, muitas pessoas não poderão viajar para a cidade de Aparecida. Entretanto, o Santuário de Londrina cumpre a mesma função, com as mesmas indulgências e a mesma fé. Por isso, foram convidados bispos da região e de todo Paraná para presidirem as celebrações. Os de Cornélio Procópio (dom Manoel João Francisco) e Jacarezinho (dom Antônio Braz Benevente) já confirmaram presença. A participação dos fieis nas missas será restrita e deve ser agendada pela internet. Só participará quem tiver o voucher. Mesmo assim, todas as atividades serão transmitidas pelas redes sociais do santuário.

– 1/10/2020: Missa de abertura e envio.

– 2 a 10/10/2020: Novena, com participação de profissionais representantes dos serviços, instituições e entidades de saúde de Londrina.

Programação do novenário:

02/10: padre Welinton Ignácio, pároco da Paróquia São Thiago Apóstolo.

03/10: padre Josenildo Dias Pires, pároco da Paróquia Cristo Rei, de Cambé.

04/10: padre Paulo Henrique Rorato, reitor do Seminário Paulo VI.

05/10: padre Evandro Delfino, assessor Regional Sul da Pastoral da Saúde.

06/10: padre Laurindo Lopes da Silva, pároco da Paróquia Santa Mônica e da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

07/10: padre José Cristiano Bento dos Santos, pároco da Paróquia Santo Antonio.

08/10: padre Vandemir Meister.

09/10: padre Marcelo Gomes, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

10/10: padre Humberto Lisboa Nonato Gema, responsável pelo Lar Sacerdotal.

-11/10/2020: Carreata e bênção dos carros, saindo da paróquia Jesus Cristo Libertador (Conjunto Maria Cecília) com chegada ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

-12/10/2020: Missas com agendamento

5h–Padre Alexandre Alves dos Anjos Filho, Coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina.

7h–Padre José Rafael Solano Dúran, Vigário Geral da Arquidiocese de Londrina.

9h–Dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio.

11h–Dom Antônio Braz Benevente, bispo de Jacarezinho.

13h–Missionários Redentoristas.

15h–Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina.

18h–Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (missa transmitida pela TV Evangelizar).

20h–Coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Link para agendamento: https://web.desenvol.com.br:8021/EventosAge/$/start/?PRI=KNMC&SEC=35&TER=0

Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina
Foto: Pascom Santuário