O segundo dia de visita pastoral do arcebispo dom Geremias Steinmetz a Rolândia, neste 3 de setembro, contou com uma programação ao redor da realidade da Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima, no bairro Novo Horizonte, paróquia que atende cerca de 40 bairros da periferia de Rolândia. “Falamos e estivemos em contato com várias realidades, realidades diferentes, realidades que dizem respeito à ação pública e outras que dizem respeito à ação da Igreja e o modo como os padres estão presentes nesse meio”, explicou dom Geremias.

O pároco da São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima, frei Rodrigo Vieira OSA, fala que o objetivo da programação foi levar o povo a ter contato com o arcebispo. “Também fazendo com que as pessoas conheçam um pouco do trabalho de evangelização da Igreja, conheçam a figura do bispo e, principalmente, compreendam que a mensagem do Cristo continua viva e atual”, destaca o frei. “Ter o pastor entre nós é motivo de alegria, nos fortalece na missão e fortalece no anúncio.”

O dia começou com a visita à Escola Municipal Parigot de Souza, seguida da Unidade de Pronto Atendimento (UBS) do mesmo bairro. À tarde, dom Geremias também visitou outra escola, a Escola Municipal Garrastazu Médici.

De manhã, o arcebispo celebrou a Santa Missa no Centro de Convivência de Idosos, local que acolhe cerca de 270 idosos durante o dia para atividades recreativas e de interação. Segundo o arcebispo, olhando pelo lado da missionariedade, os idosos são uma das periferias existenciais que a Igreja precisa estar atenta hoje.

Para o idoso José Norberto da Silva, a visita foi tão boa que poderia se repetir mais vezes. “Quando vem o bispo assim, Jesus está no meio de nós. E ele deixou Jesus para abençoar todos nós e a casa”, afirma.

Rádio

Pela manhã, o arcebispo também concedeu entrevista ao diácono Adilson de Freitas, no programa Em Nome do Senhor, da Rádio Cultura AM. Frei Rodrigo e o padre Djohn Dennys Souza dos Reis, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, participaram do programa, que foi transmitido ao vivo pela live no Facebook da arquidiocese (www.facebook.com/arqlondrina/).

Filhos da Luz

À tarde, dom Geremias conheceu o espaço paroquial e a Casa de Missão da Comunidade Filhos da Luz, uma comunidade de vida e aliança fundada em Rolândia há 15 anos pelo diácono Adilson de Freitas e a esposa Andreia de Freitas. A atuação da comunidade, que participa da Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima, está ligada a dois âmbitos: religioso e social, atendendo pessoas carentes de Rolândia e cidades da região. “Nosso carisma é atrair os filhos de Deus à verdadeira luz que é Jesus”, explica o diácono.

São mais de 700 pessoas alcançadas por dia com a distribuição de alimentos prontos para consumo. Os alimentos são distribuídos todas as terças e sextas-feiras às 16h. Além dos alimentos, a comunidade também oferece programação religiosa e cursos profissionalizantes. Tudo é realizado a partir de doações. “A gente vê milagres acontecendo aqui todo dia. Às vezes de não ter arroz, [por exemplo], e conseguir o arroz”, conta Andreia.

Com a visita, o arcebispo pôde perceber a gravidade da pobreza ao redor de Rolândia, explicou dom Geremias. “Para mim chamou muita a atenção.”

Santa Missa

A Santa Missa e o encontro com lideranças da comunidade encerrou o dia de programação da visita pastoral de dom Geremias a Rolândia. Na quarta-feira, 4 de setembro, o arcebispo visita a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Oliveira.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana