No primeiro dia de visita pastoral a Rolândia, dom Geremias Steinmetz celebrou a Santa Missa da primeira segunda-feira do mês no Cemitério Municipal, onde estão enterrados três padres e seis religiosas que exerceram seu ministério na cidade. Seguindo uma antiga devoção, este dia é dedicado às almas, explica monsenhor José Agius, administrador paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Rolândia. “É uma tradição que veio com os padres alemães e italianos a partir de 1932.”

Com a presença de cerca de 70 fiéis, a celebração foi presidida por dom Geremias e concelebrada pelo monsenhor Agius. Na homilia, o arcebispo falou que a Palavra de Deus provoca os cristãos a darem sempre uma resposta à fé na ressurreição. “Nós professamos que viemos de Deus, estamos em Deus e nós viveremos em Deus por todo sempre. Viver o evangelho é ter essa certeza sobre a vida”, destaca.

Encontro com o clero

Logo cedo, a primeira atividade da visita pastoral foi um encontro com o clero da cidade. Dom Geremias conversou com os padres e diáconos sobre a programação e também os objetivos da visita pastoral. “A visita pastoral é um tempo de confirmar na fé, uma reapresentação da fé nas comunidades. Um momento de estar com os padres, os diáconos, visitar colégios, também o comércio…”, elencou o arcebispo.

Nas duas semanas de visita, dom Geremias pretende falar de Jesus Cristo nos mais diversos ambientes da cidade, conversar com lideranças e fiéis sobre o 17º Plano de Ação Evangelizadora da arquidiocese e compreender como se dá a questão da urbanização em Rolândia. “No último dia está prevista a avaliação conjunta da visita e então vamos conversar sobre essas percepções e também como o plano está sendo aplicado nas paróquias”, conclui dom Geremias.

TV Cultura

No final da tarde, o arcebispo esteve no canal de televisão local, TV Cultura, onde gravou entrevistas para o programa Momento de Fé, apresentado pelo padre Joel Medeiros, pároco da Paróquia São José, de Rolândia, e para o Diário 27. Dom Geremias também gravou uma mensagem aos cidadãos.

Programação

A programação da visita pastoral de dom Geremias a Rolândia segue até o dia 14 de setembro com visitas às paróquias e capelas, instituições, encontros com fiéis, lideranças, doentes, idosos e estudantes.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana

Fotos: Tiago Queiroz

One Reply to “Visita Pastoral: Dom Geremias celebra missa no cemitério municipal de Rolândia”

Flávia de Paula
    Responder

Obrigada Dom Geremias pela honra de recebê-lo em Rolândia e principalmente em nosso canal de TV local. Sua presença e sua palavra nos engrandece.
    Sempre será bem vindo!❤️🙏🌹