Santa Missa solene presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz comemorou os 34 anos da dedicação e o aniversário de 84 anos de Londrina

A Catedral de Londrina celebrou no domingo, 9 de dezembro, os 34 anos da cerimônia de sua dedicação e o aniversário de 84 anos da cidade de Londrina, este último comemorado no dia 10 de dezembro.  “É todo um processo histórico, litúrgico, celebrativo, onde encontramos grandes oportunidades para mais uma vez sustentar a nossa filiação com Deus, porque nós somos as pedras vivas do seu templo”, explica padre Rafael Solano, pároco da Catedral.

A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz e concelebrada pelos padres da Catedral, padre Rafael Solano e padre Dirceu Júnior dos Reis. Na homilia, dom Geremias destacou o significado de se comemorar o aniversário da dedicação de uma igreja. “A Catedral, essa igreja física, tem que ser sinal de uma igreja concreta, no dia a dia, onde somos tijolo nesta construção, cada um de nós, todos nós batizados. Sempre gosto de repetir com que orgulho olha-se para a Catedral no centro da cidade, no alto da colina, mostrando que o povo fez sim uma experiência muito concreta, uma experiência da fé para construir esta cidade.”

O arcebispo parabenizou a cidade e pediu a Deus que abençoe os londrinenses. “Que Deus continue nos abençoando, nos faça ter muito trabalho, mas que seja um trabalho abençoado, para que possamos crescer e ser uma cidade cada vez melhor. E a Catedral do Coração seja um espaço de cultivo de santidade, de cultivo do seguimento de Jesus Cristo, do discipulado, e assim uma igreja santa, que se dedica à evangelização, possa ser um sinal para esta cidade”, conclui dom Geremias.

Em homenagem a Londrina, os fiéis cantaram, junto com o Coral Santa Cecília, o hino da cidade. Na procissão das oferendas, o pão e o vinho foram conduzidos até o altar pelas irmãs Maria Antonieta e Maria Eugênia Balan, filhas de Olinda e Luiz Balan, família pioneira da cidade. A procissão relembrou também as pessoas de tantas nacionalidades que se instalaram aqui e fazem de Londrina a “cidade do Senhor”.

Celebrar

A dedicação de uma igreja representa o selo, o carimbo que é colocado naquele lugar mostrando que ele pertence a Deus, explica o padre Rafael Solano. “Tudo na igreja está dedicado para Deus, mas o gesto do bispo de vir, abençoar o altar, incensar o altar, abençoar as cruzes, abençoar o sacrário, cada uma das partes da igreja tem um significado realmente sobrenatural para nós, porque assim como somos pedras vivas do templo de Deus, também nós encontramos e percebemos a grandeza de uma vida que através dos sinais, neste caso de uma igreja construída com tijolos materiais, nos representa. Por isso a dedicamos ao Senhor”

A cerimônia de dedicação deve ser celebrada anualmente, assim como se celebra o aniversário de casamento ou de ordenação sacerdotal, por exemplo. “A Catedral é a Igreja mãe de todas as igrejas desta região. Por isso o bispo vem na celebração. A Catedral como um todo se abre para a realidade de acolhida de todas as igrejas”, explica padre Rafael.

Decoração de Natal

Ao final da Missa, padre Rafael explicou aos fiéis sobre a decoração natalidade deste ano. O presépio em arte contemporânea, criado pela artista Márcia Vince com materiais reciclados e reaproveitados, está exposto do lado esquerdo da igreja. Traduz o contraste entre o luxo e a simplicidade, a riqueza e a humildade de onde Jesus nasceu. Os personagens humanos do presépio são todos retangulares, para simbolizar que todos são iguais diante de Deus.

Dentre os materiais utilizados, o lírio de São José, por exemplo, foi feito com guardanapos. As asas do anjo são compostas de 230 latinhas recortadas no formato de penas. A coroa de Nossa Senhora foi feita com uma peneira e utensílios de fritura que a mãe da artista usava na década de 1960. Os retalhos das capas dos reis magos formam uma colcha de retalho. Em meio à simplicidade da estrebaria onde Jesus nasceu, a renda por sobre o telhado expressa a divindade presente ali.

Compondo a decoração de Natal da Catedral de Londrina, junto ao presépio, e por toda lateral da igreja, estão expostas pinturas natalinas de crianças portadoras de Síndrome de Down da APS-DOWN Londrina.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana