“Comunicação e Igreja” é o tema do 6º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), que será realizado de 19 a 22 de julho, no Santuário Nacional em Aparecida (SP). O encontro é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Mais de 500 agentes de todo Brasil se inscreveram para o evento. A Arquidiocese de Londrina será representada pela coordenadora arquidiocesana da Pascom, Patrícia Caldana e pela jornalista Juliana Mastelini Moyses.
Entre os palestrantes e formadores estão os doutores Ir. Joana Puntel Helena Corazza, Moisés Sbardelotto e Elson Faxina, e os professores Ricardo Alvarenga e Jessé Barbosa. No domingo, antes da despedida, vai falar o diretor-executivo da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão.
Além das palestras, seminários específicos vão contemplar as diversas atividades da pastoral da comunicação: A educomunicação nas práticas pastorais da Igreja, Fotografia Religiosa: resignificação a partir da imagem, Implantação da Pastoral da Comunicação, A pastoral em tempo de Redes Sociais Digitais e Planejamento de Comunicação. O seminário de Fotografia Religiosa será ministrado por Fernando Nunes, da Adora Comunicações, de Londrina.

Prêmios de Comunicação
Na “Noite Cultural” do 6º Encontro Nacional da Pascom, na sexta-feira à noite, serão entregues os prêmios de comunicação da CNBB. A iniciativa é do Conselho Pastoral (Consep) da CNBB. Receberão os prêmios “Margarida de Prata” (Cinema), “Microfone de Prata” (Rádio), “Clara de Assis” (TV), “Dom Hélder Câmara” (Imprensa) e “Dom Luciano Mendes de Almeida” (Internet) os ganhadores que se inscreveram e tiverem seus trabalhos escolhidos pelos bispos depois de uma seleção feita por professores de quatro universidades católicas (PUC Rio, PUC Goiás, Católica de Brasília e Católica de Salvador) e por profissionais de Rádio da Rede Católica de Rádio (RCR) e da Signis Brasil. A agência GBA, que coordenou os trabalhos online das inscrições, foi responsável também por uma votação nas redes sociais que escolheram uma “Menção Honrosa” para cada categoria dos Prêmios de Comunicação.
(Com informações CNBB)