Período vai destacar a missão evangelizadora de leigos

A Arquidiocese de Londrina celebrou neste domingo (26), Solenidade de Cristo Rei e Dia dos Cristãos Leigos e Leigas a abertura do Ano Nacional do Laicato (Conjunto dos leigos nas suas relações com a Igreja). A Missa, realizada no Ginásio de Esportes Moringão, em Londrina (PR), reuniu religiosas, agentes de pastorais e centenas de fiéis, muitos vindos de outros municípios, e contou com a presença de padres, diáconos e seminaristas de toda arquidiocese.

O arcebispo metropolitano Dom Geremias Steinmetz presidiu a Missa e destacou logo de início o encerramento do ano litúrgico com a Solenidade de Cristo Rei do Universo para a entrada do Advento, tempo do Natal e grande mistério da humanidade. Neste ano especialmente dedicado aos leigos pretende-se trabalhar a mística do seguimento e apaixonamento de Jesus Cristo. “O leigo é o coração da Igreja, recebe o evangelho para transformar, seja no campo das artes, da política, da economia, em toda a sociedade. Todos nós cristãos batizados somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo. Com espírito mariano, devemos levar os valores do evangelho e fazer no mundo o lugar do reinado de Cristo”, afirma Dom Geremias.

O arcebispo disse ainda que muda a compreensão do espaço e o sujeito eclesial deixa de ser objeto da evangelização para ser sujeito dela. “O Papa Francisco quer a Igreja missionária. Para isso temos de ter leigos atuantes, e o primeiro lugar é na família, tendo homens e mulheres preocupando-se de serem verdadeiros pais e mães”, lembra.

O Ano do Laicato será celebrado pela Igreja de todo Brasil no período de 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018 e terá como mística o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

Proposto pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o Ano do Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”. Como objetivos específicos durante o ano serão celebrados os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987) e da Exortação Apostólica Christifideles Laici, sobre a vocação e a missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988) de São João Paulo II.

O Ano do Laicato será composto por cinco eixos: Eventos; Comunicação, Catequese e Celebração; Seminário Temático nos Regionais; Publicações e Legado (o que fica como legado após o Ano do Laicato – bandeira de compromisso e ação). De acordo com Pe. Joel Ribeiro Medeiros, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina, cada região do país poderá usar de criatividade para viver o Ano do Laicato e propor ações conforme as características de suas paróquias e comunidades. “É importante retomar na Igreja o papel que o leigo desempenha no mundo e na sociedade, mas lembrar também que cada arquidiocese tem a sua realidade, propondo ações que vão ao encontro desta”, garante.

Luciana Maia Hessel
PASCOM Arquidiocesana